Agente Coletor de Causos

         O agente coletor de causos está alicerçado por duas experiências distintas. A primeira experiência constitui-se do patrimônio cognitivo, metodológico e de experiência da Matakiterani Associação Cultural acumulado ao longo de seus onze anos de atividade na Rede de Transmissão de Sabedoria Popular. A segunda experiência diz respeito à participação no Programa Ação Griô, com o Projeto Mestres da Oralidade Serrana, Sábios de Vida Semeadores de Sonhos, no qual O Agente Coletor de Causos foiuma das atividades vivenciadas, cunhada na experiência ancestral e empírica dos Mestres e Graus. No âmbito do Pontinhos de Cultura a entidade busca construir um espaço de ludicidade e brincadeira, denominado invenção brincante, por meio de uma série de atividades distintas atendendo diversas faixas etárias na escola e na comunidade. 

 
        O objetivo do Agente Coletor de Causos é desenvolver atividades para construção de um espaço de invenção brincante na escola e na comunidade, proporcionado um diálogo inter-geracional, a troca de saberes e a valorização da cultura popular, por meio da livre expressão e da brincadeira.
 
As diversas atividades do projeto são itinerantes, flexíveis e adaptáveis a diferentes faixas etárias, possibilitando a circulação dos fazeres como verdadeiros pontinhos de cultura, em diferentes escolas, pessoas e comunidades, circulando o conhecimento e a informação na Rede de Transmissão de Sabedoria Popular. A atividade tem certos pressupostos para acontecer, são eles:
 
1.       O direito de escolha dos brincantes em qualquer etapa da brincadeira;
2.       A participação espontânea dos brincantes;
3.       O respeito ao brincante, ao mestre e ao brinquedo;
4.       A construção de um resultado final, um objeto, um processo, um sonho ou uma idéia.