Convidada especial

Confirmamos ontem uma convidada muito especial que vai escrever um texto para o informativo Bulha da Ação número 2. Trata-se da Dona Teresinha Fornari Carneiro, esposa do ex-senador Dirceu Carneiro. Qual a importância disso?
Dona Teresinha participou ativamente da época que seu marido foi prefeito da cidade de Lages no período de redemocratização do país. Eles fizeram uma gestão pública que revolucionou a cidade e serviu de referência para uma série de políticas públicas hoje largamente aplicadas Brasil afora.
Podemos citar como exemplo o orçamento participativo, a universalizaçção do serviço de saúde, Lages foi o modelo que inspirou a criação do SUS, Sistema Único de Saúde, o projeto de Habitação Popular em que as pessoas construíam suas casas em regime de mutirão ou no dizer do serrano num pixurum.
No âmbito da cultura, valorizou o conhecimento popular através das Mostras do Campo, da Casa do Artesão, do Projeto de Teatro Popular que criou o Grupo Gralha Azul.
Enfim, é uma honra poder contar com as idéias de pessoas que hoje nos servem de inspiração para o andamento da ação griô. Muito do que fazemos tem esse período por referência.

Comente