Matakiterani recebeu nota máxima e ficou na primeira colocação entre projetos de SC

A proposta da Matakiterani Associação Cultural de desenvolver o projeto “Vivências criativas de tradição oral na escola” foi habilitado para receber recursos do Edital de Chamamento Público de Projetos Culturais de 2016, da Fundação Catarinense de Cultura.  O projeto lageano obteve nota máxima de 100 pontos e conquistou a primeira colocação entre os 50 selecionados, com base nas melhores notas.

A análise de mérito foi feita pela Comissão de Seleção (CoSe) da FCC. Ao todo, o Chamamento Público de Projetos Culturais recebeu 134 projetos de 42 municípios catarinenses, sendo 68% de fora de Florianópolis.

Gerente do projeto, Gilson Maximo de Oliveira explica que a ideia é financiar o esforço da equipe técnica e material necessário para realização de vivências criativas de saberes da tradição oral na Escola Municipal de Educação Básica Izidoro Marin, no bairro Caroba.  Durante 20 semanas serão atendidos 600 alunos do ensino fundamental, durante o turno escolar.

“Teremos atividades de contação de histórias e registro audiovisual gerando como produtos entrevistas com os mestres de tradição oral, livretos artesanais de histórias, construção de caixas de teatro lambe-lambe e encontro comunitário de encerramento”. A previsão é que o projeto seja executado no segundo semestre deste ano.

Essa será uma continuidade das ações da instituição no bairro Caroba, onde atua desde 2001. “ Neste perído atuamos com atividades sócioculturais e artísticas, em especial da ação de valorização da tradição oral e cultura popular por meio da transmissão de saberes dos mestres e sua reinvenção em produtos educacionais”, reforça o articulador cultural Adilson de Oliveira Freitas.

Sobre o edital

O edital contemplará projetos de ações sociais, culturais, artísticas e educacionais, sendo destinado a cada selecionado o valor de R$ 25 mil em premiação. Os recursos são provenientes da parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e o Ministério da Cultura (Minc).

 Catarinas Comunicação

Fotos: Matakiterani