Lançado o Projeto Artesanato de Referência Cultural

No dia 23 de junho de 2012 sábado último na EMEB Izidoro Marin no Bairro Caroba, a Associação Cultural Matakiterani e o Ponto de Cultura – Cultura no Rumo de São João Maria lançou oficialmente o Projeto Artesanato de Referência Cultural. O evento marcou culminou os 03 meses de caminhada na comunidade realizada pelos articuladores comunitários do projeto e apresentou aos participantes o detalhamento das ações no ano de 2012.

Além da comunidade da Cidade Alta estiveram presentes no encontro autoridades municipais, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Caixa Econômica Federal, Ponto de Cultura Obatalá, ONG Moradia e Cidadania e os parceiros da Matakiterani nos trabalhos comunitários. As atividades iniciaram com uma apresentação de teatro da Vivência Teatro e Movimento, atividade do Ponto de Cultura com alunos da escola Izidoro Marin, em seguida abrindo oficialmente os trabalhos a Diretora Geral da Matakiterani Daniela Carneiro e o articulador comunitário Adilson Freitas deram as boas vindas aos presentes. Na sequência foi explicado detalhadamente o funcionamento do projeto, e aberta a palavra para os representantes da Caixa e da ONG Moradia e Cidadania, para encerrar a manhã, o Griô Mestre Mimi dançou a Dança do Urubu com seu aprendiz Chiquinho. 

Seguindo as atividades foi servido o almoço a todos os presentes, seguido por uma de Roda Causos com a presença dos Mestres de Tradição Oral Zé da Serra, Dona Inês e Mestre Mimi, e pela exposição da produção artesanal dos oficineiros que darão as aulas de qualificação em Bordado Tricô e Crochê, Fibras Naturais e Velas Artesanais a partir de agosto. Ao todo, o encontro recebeu mais de cem visitantes e teve um número expressivo de inscrições para as atividades. O Projeto foi aprovado no Edital Caixa ODM, tem apoio do Fundo Socioambiental CAIXA, CAIXA, Ministério da Fazenda e Governo Federal e parceria da ONG Moradia e Cidadania, SEBRAE, EMEB Izidoro Marin, Sec. Municipal de Geração de Trabalho e Renda e Sec. Municipal de Turismo.  

 

Comente