Saíram Marias chama atenção para a educação ambiental

Um dos projetos da Associação Matakiterani, o Saíram Marias está promovendo no bairro Caroba em Lages a continuação das oficinas relacionadas a projetos de artesanato e interações com as famílias daquele bairro. Inovando, esse ano, a organização se deu com a aplicação de um projeto que envolve a educação ambiental dos alunos com idades entre 6 e 14 anos das séries iniciais do ensino fundamental. O projeto que tem carga horária de 4 hs/aula é desenvolvido na Escola municipal de Educação Izidoro Marin abrangendo as turmas 1°, 3° e 4° ano do período vespertino.

Brincando de reciclar  Turma 1º Ano 26 02 2014

Segundo a Articuladora Comunitária Daniela Carneiro “Esse é um momento em que fazemos eles repensarem suas ações e interagimos falando do cuidado com o meio ambiente e a reutilização de materiais como as garrafas pet para transformá-las em outros utensílios, diz. O mesmo acontece com outros materiais que podem ser reutilizados,” completou Daniela.

Meninas aprendendo a fazer flores com o peti 4º ano  06 03 2014

No início foi agendado com os professores e as turmas solicitando a tarefa de cada criança levar uma garrafa peti 2l, transparente e limpa no encontro. Levando em consideração que as garrafas devem estar em bom estado de conservação.

Montagem do vaso 1º ano 12 03 2014

Na sequencia aconteceu o processo de ambientação incluindo a apresentação pela articuladora repassando o histórico sobre o Grupo de Artesanato Saíram Marias englobando a importância da preservação do meio Ambiente e conscientização sobre a reutilização de materiais para uma sociedade mais sustentável.

Montagem final dos vasos com a turma 4º ano 13 03 2014

“Elencamos o que podemos fazer para melhorar o meio ambiente. O que podemos reciclar. Mostramos alternativas de reutilização de garrafas peti, exposição de trabalhos com peti (chaveiros, rabicós e vasos de plantas)”, finalizou.

Produção do desenho com a turma 1º ano 26 02 2014

Uma das técnicas usadas, no início é o registro em desenho. As crianças desenham nas folhas A4 e/ou papel pardo o processo de construção de um vaso de plantas, com a espécie que gostariam de plantar. Depois confeccionam o vaso. Em círculo no chão, elas cortam o fundo e o gargalo da garrafa aos quais servem para o vaso. O restante as crianças utilizaram para recorte livre.

Produção do desenho com processo de construção do vaso com o 3º ano

Garrafas peti, tesoura sem ponta para as crianças, tesoura com ponta para as monitoras, régua, caneta, marcador permanente, etiqueta, novelo de lã, furador, terra, sementes, água, folha A4, papel pardo, são os recursos utilizados nas oficinas.

Saíram Marias

A parceria entre Associação Matakiterani e custeado pela Caixa Econômica Federal, tornou possível o sonho de inúmeras pessoas, oportunizando em torno de 15 mulheres para que ocupem seu tempo, desenvolvam suas habilidades com bordados e crochê, aprendam e dividam conhecimento. O Projeto de Revitalização do Artesanato de Referência Cultural iniciou suas atividades em 2012, as oficinas acontecem toda semana no CEIM Caroba, onde a Associação disponibiliza o material para confecção de chaveiros, toalhas, almofadas e guardanapos de tecido. Na etapa de educação ambiental materiais recicláveis são trazidos da casa de cada participante. O projeto tem como Coordenação Geral a Articuladora Comunitária Daniela Carneiro, tem como Gestores Adilson Freitas e Gilson Máximo de Oliveira.

 

Comente