SEBRAE – Estratégia de vendas para o Saíram Marias

3% mudam de local; 5% desenvolveram outros contatos; 9% mudam por razões competitivas; 14% descontentes com o produto e 68% o proprietário, funcionário ou gerente tratou com alguma indiferença o cliente

SEBRAE1

Num promoção da Associação Matakiterani por meio do projeto Saíram Marias foi promovido nessa quinta-feira (27) na Escola Izidoro Marin no Caroba uma palestra com o Consultor do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Vanderlei Zanini que contribuiu com o grupo criativo falando de técnicas que poderão usar para melhorar o relacionamento com cliente e vender os produtos oferecidos pelo projeto.

“A base do sucesso dos negócios é o relacionamento que se tem no mercado, diz Vanderlei. Temos de saber o que estamos vendendo, ter uma boa apresentação, sermos positivos e consolidar as vendas,” complementou.

O Saíram Marias produz peças artesanais, feito peça a peça, nas oficinas promovidas. O encontro de ontem foi o terceiro encontro do ano de um projeto que iniciou em 2012.

Entre as abordagens feitas pelo consultor ele destacou que temos de atender e mostrar os benefícios do produto de interesse do cliente, que deverão suprir as necessidades dele, e deve ficar claro na negociação. Falou do sorriso no rosto, de evitar chicletes, roupas amassadas e usar os cumprimentos formais na abordagem, mesmo durante a demonstração. Lembrou ainda que mesmo depois de fechar a venda, não se pode mudar o tratamento que deverá ser padrão, inclusive ao se despedir de quem comprou, sem bajulações.

Para a coordenadora do projeto Daniela Oliveira “estamos preocupados em promover essas discussões e agregar tudo o que pode fortalecer o grupo e os resultados que a Associação Matakiterani almeja para a comunidade”, falou.

A mensagem que fechou a interação foi “o vendedor profissional não pergunta se o cliente vai comprar, mas quanto ele vai comprar”.

Uma estatística apresentada apontou em números porque o comércio perde clientes: 3% se mudam de local; 5% desenvolveram outros contatos; 9% mudam por razões competitivas; 14% descontentes com o produto e 68% o proprietário, funcionário ou gerente tratou com alguma indiferença o cliente. Acesse: http://sairammarias.com/

Agenda:
Feira: Artesanato de Referência – Saíram Marias
Local: Salão do Livro:
Horário: à partir das 9horas
Dia: 29 de março 2014 (Sábado)

Comente