Matakiterani participa da Rosa dos Ventos

 

Será apresentado o espetáculo “O moço que contava histórias” e ministrada oficina  

 

A Matakiterani foi um dos 12 grupos selecionados em Santa Catarina para fazer parte da programação do projeto Rosa dos Ventos, da Federação Catarinense de Teatro (FECATE). O grupo participa da etapa de Florianópolis nos entre 06 a 08 de julho com o trabalho solo “O moço que contava histórias” e a oficina “Construção narrativa direcionada a performance”.

 

O projeto  

O Rosa dos Ventos é um projeto de fortalecimento do teatro catarinense através de ações de articulação, mapeamento, registro e memória. O ponto de partida são sedes de grupos ou coletivos teatrais de cada região, que hospedarão cada encontro, sendo estes destinados à circulação de peças teatrais, intercâmbios, trocas formativas e discussões sobre políticas culturais e os modos de sobrevivência do teatro catarinense na atualidade.

Dividido em 04 etapas, o projeto foi já foi realizado em Criciúma e Joaçaba no mês de junho, Florianópolis em julho e encerra em Blumenau no mês de agosto. Conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina , da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) através do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017.

 

Sobre os trabalhos

O espetáculo “O moço que contava histórias” é um solo com o ator Marcos Codioli, com pesquisa literária de Adilson Freitas e direção de Gilson Maximo. Inspirado na literatura do escritor chileno Luis Sepúlveda conta a história de um moço que lembra apenas das histórias e cantigas que sua mãe o contava, e passa a repetí-las na esperança de reencontrá-la. O trabalho tem 45 minutos de duração e indicação etária de 12 anos.

A oficina “Construção narrativa direcionada a performance” é ministrada por Adilson Freitas e Gilson Maximo e aborda fundamentos da narrativa com referência em Pedagogia Griô e Educação Biocêntrica, utilizando possibilidades metodológicas e didáticas formais e informais relacionadas aos conhecimentos de narrativas, formando  vínculos afetivos entre os participantes.

 

A programação completa e outras informações do projeto poderão ser acessadas na página da FECATE, nesse link

+INFO:

O que: Rosa dos Ventos  – Etapa Florianópolis

Data: 07 de julho

Local: Casa Vermelha

R. Conselheiro Mafra – Centro, Florianópolis – SC, 88010-102

Atividade: Oficina construção narrativa direcionada a performance

Hora: 9h às 12h.

Indicação etária: 16 anos

Inscrições no local

Atividade: Espetáculo O moço que contava histórias

Hora: 15 horas

Indicação etária: 12 anos

Ingressos limitados, distribuição de senhas uma hora antes, no local