Matakiterani participou do 2º Bonencontro de Itajaí com lambe-lambe “Bar-baridade”

Promovido pela Cia Mútua de Itajaí, o evento ocorreu entre os dias 7 a 11 de novembro. A Matakiterani teve proposta aprovada e integrou a programação da segunda edição do Bonencontro, festival de teatro de formas animadas. Ao todo, 14 cidades catarinenses participam do evento. Lages foi representada pelo caixa de teatro lambe-lambe “Bar-baridade” o espetáculo “Praga de Mãe”, do Grupo de Teatro Circula-Dô.

A programação do evento foi composta por espetáculos, atividades formativas, cabaré de bonecos, mostra de teatro lambe-lambe e exposição de bonecos da Cia Mútua, todas com entrada franca e espalhadas por teatros e escolas de diversos bairros de Itajaí.  Nos cinco dias, companhias de teatro de animação e público puderam se conhecer, apresentar e mostrar a enorme diversidade do teatro de bonecos de Santa Catarina.

O trabalho “Lambe-lambe do Grillo” surgiu da necessidade de reinventar a tradição oral e os causos pesquisados na Serra Catarinense o que resultou em três caixas construídas com material alternativo. A concepção e construção da caixa são de Adilson Freitas o “Grillo Seco” e tem como caixeiro o ator Marcos Cordioli. O trabalho estreou em fevereiro de 2018. Foi apresentado em Lages e na 5ª Feira do Livro e 6ª Rua de Lazer, ambos em Pouso Redondo.

O espetáculo conta uma história que acontece nos campos de cima da serra, onde existe uma bodega, dessas de beira de estrada, o Bar-baridade. Habituado a lidar com todo tipo de freguês, o bodegueiro recebe dessa vez um cliente diferente e muito especial.

O teatro lambe-lambe ou teatro de miniaturas é uma linguagem animada formada por um palco confinado numa caixa cênica de dimensões reduzidas. Ali são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração por meio da manipulação de bonecos ou formas animadas para um espectador por vez.

Mais informações sobre o festival: https://www.bonencontro.com.br/