Mostra de arte encanta gerações em Lages

A Mostra de Arte e Cultura de Lages, evento que integra a programação do Serra Catarina Festival de Inverno, se tornou uma das principais atividades de lazer e entretenimento no fim de semana na cidade. O teatro, a dança e a música roubaram a atenção e atraíram olhares de crianças e adultos.

A diversidade cultural da Mostra tem levado vida, arte e alegria para espaços públicos da cidade. Quem compareceu, se encantou. Na sexta-feira (20), primeiro dia do evento, a dona de casa Ana Maria Garcia, passava pelo centro da cidade quando foi surpreendida com a apresentação da peça Chapeuzinho Vermelho, do grupo Teatro Circula-Dô, no calçadão da praça João Costa. “Nunca tinha visto um teatro de bonecos, fiquei encantada”.

O sábado (21) foi dedicado a valorização da cultura e dos costumes locais. A programação iniciou pela manhã com a apresentação da invernada artística juvenil do CTG Anita Garibaldi. “A Mostra de Arte nos dá a oportunidade de mostrar a nossa tradição, e manter vivo os nossos costumes, levando conhecimento da nossa cultura por todos os lados”, frisa a coordenadora artística do

CTG Anita Garibaldi, Gorete Barbosa Marques.

Tradição também referenciada na música nativista com artistas locais e de reconhecido talento, como o músico Jones Andrei Vieira, que se apresentou no palco especialmente montado no Centro Cultural Vidal Ramos. “Essas iniciativas é que fomentam a arte e a cultura de uma cidade. É importante mostrar para as crianças e para os jovens as nossas origens. Através da nossa música a gente consegue aproximar ainda mais os povos e as gerações”.

Jovens como o estudante Rafael Pereira de Jesus. Ele passou a tarde de sábado no Centro Cultural, acompanhou todas as atrações do início ao fim. “A nossa essência está aqui cultuada por esses artistas. E o mais legal é ver como a arte pode transformar diferenças em igualdades”.
Quem não pode acompanhar a Mostra, ainda tem tempo. No próximo fim de semana, sexta-feira (27), sábado (28) e domingo (29), tem mais atrações. A programação completa está disponível no site https://matakiterani.org/mostradearteculturalages/ e nas redes sociais do evento.

A Mostra de Arte e Cultura de Lages é uma realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte), executada pela Associação Cultural Matakiterani e Esfera Produções em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) Lages. O projeto ocorre com recursos de emenda do Governo Federal, viabilizada pela deputada federal Carmen Zanotto.