1º FAÇA começa na Serra Catarinense

 

O documentário Bolachas, de Marco Martins, de Santa Catarina, e a ficção A Distração de Ivan, de Cavi Borges e Gustavo Melo, do Rio de Janeiro, abrem o 1º FAÇA – Festival Audiovisual Catarinense. Agendado para as cidades de Lages, Blumenau e Florianópolis, o FAÇA terá sua estreia no dia 12 de abril, às 19h30min, no Teatro do SESC, na Serra Catarinense. O evento vai ocorrer em abril nas cidades de Lages (de 12 a 14), Blumenau (de 19 a 21) e Florianópolis (de 26 a 29).


            Dos 177 curtas inscritos, foram selecionados 31 para disputar a premiação de R$ 20 mil em dinheiro, que serão concedidos a Melhor Ficção, Melhor Animação, e Melhor Documentário, eleitos pelo Júri Oficial, e Melhor Curta segundo o Júri Popular. O júri oficial do 1º FAÇA já está definido e será formado por três profissionais: o diretor e produtor Luiz Carlos Barreto, que detém a marca da produção de mais 70 filmes brasileiros de curta e longa-metragem, Luiz Alberto Cassol, diretor, coordenador do Festival de Santa Maria, presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, e Cavi Borges, produtor e diretor, que já dirigiu mais 22 curtas e quatro longas.


             

 

O documentário Bolachas, realizado com o Prêmio do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis, convidado para a abertura, foi lançado em março de 2012 e traça um panorama do rock’n’roll de Santa Catarina. Depoimentos de músicos, produtores e jornalistas revelam a história de bandas e discos. A Distração de Ivan é uma ficção sobre um menino de 11 anos que vive com a avó no subúrbio do Rio de Janeiro. Ele passa os dias em meio a brincadeiras de rua e disputas com os amigos. É neste cenário que o garoto vai descobrir o mundo.
            Tanto os dois filmes convidados para a abertura quanto os 31 curtas-metragens selecionados serão exibidos nas três cidades onde ocorre o festival. “O grande destaque do FAÇA é levar os curtas selecionados, em uma programação pensada por uma curadoria, para três cidades e chamar a atenção de um público que não conhece o cinema produzido no Estado”, diz Guto Lima, coordenador do festival. 


            Além das quatro premiações oficiais do FAÇA, o Sindicato da Indústria do Audiovisual (Santacine), Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Audiovisual (Sintracine) e a Cinemateca Catarinense vão conceder troféus a profissionais ou produtoras que se destacam no setor da produção cinematográfica. 
            
Durante o festival nas três cidades, também serão realizadas as oficinas de Produção Audiovisual (documentário) e Cineclubismo ontem e hoje: retrospectiva histórica e as perspectivas atuais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em www.faca.art.br, onde há informações completas e ficha de inscrição. 


            A realização do FAÇA é da Exato Segundo Produções Artísticas em parceria com a Alquimídia.org e Hemisfério Criativo, responsável pela criação da identidade visual. O evento tem ainda o Apoio Institucional do Cinema do CIC, Cinemateca Catarinense, FUNCINE (Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis), Fundação Catarinense de Cultura (FCC), FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau), Museu da Imagem e do Som/Lages, Ponto de Cultura Fotografia para Todos, SANTACINE  (Sindicato da Indústria do Audiovisual de Santa Catarina), SINTRACINE (Sindicado dos Trabalhadores do Audiovisual em Santa Catarina), UFSC – Curso de Cinema (Universidade Federal de Santa Catarina), UNIPLAC (Universidade do Planalto Catarinense) e UNISUL-Curso de Cinema (Universidade do Sul de Santa Catarina ).


            O Festival conta ainda com o apoio do Restaurante Cansian Zamban, Restaurante Cheff Manu, Cinesupport, Fundação Cultural de Blumenau, Prefeitura de Blumenau, Himmelblau Palace Hotel, Media Tools, Onda Sonora, Paradigma CineArte, Restaurante Tartufo, SESC Santa Catarina, Slim Sanduíches Saudáveis, UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – Secarte e Vantuta Impressões.
            O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Estado (SOL) e FUNCULTURAL é patrocinador do 1º FAÇA – Festival Audiovisual Catarinense.

Mais informações em www.faca.art.br.

O quê: abertura do 1º Festival Audiovisual Catarinense (FAÇA). 
Onde: Teatro SESC. Avenida Dom Pedro II, 1.693, Universitário, Lages.
Quando: dia 12 de abril, às 19h30
Quanto: gratuito.

CIDADES E DATAS

 

Lages, de 12 a 14 de abril

Teatro SESC

Avenida Dom Pedro II, 1.693, Universitário

 

Blumenau, de 19 a 21 de abril

Fundação Cultural de Blumenau

Rua 15 Novembro, 161, Centro

 

Florianópolis, de 26 a 29 de abril

Cinema do CIC

Avenida Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica


CONTATO


Guto Lima
Coordenador do FAÇA
contato@faca.art.br
            (48) 3028-3787      , 9989-4215, 9952-5657

Fifo Lima
Assessor de Imprensa
imprensa@faca.art.br
            (48) 4141-2116      , 9146-0251

Comente