Oficina de Artesanato com Fibras de Taquara: Seu Sebastião dos balaios dá início à agenda

O mestre ministrará quatro oficinas até o final do mês de outubro

Seu Sebastião dos Balaios no Encontro da Rede Ecovida: Núcleo Planalto Serrano | Foto: Daniela Carneiro

O mestre Sebastião de Oliveira, conhecido como Seu Sebastião dos Balaios, deu início à execução da sua agenda de oficinas sobre a sua prática com o artesanato de fibra de taquara, técnica praticada por ele há mais de 35 anos e ensinada pela sua avó.

A primeira oficina ocorreu na sexta-feira, dia 20/09, no Encontro da Rede Ecovida de Agroecologia, e reuniu cerca de dez pessoas, que puderam conhecer a técnica e ter contato direto com o artesão.

A segunda oficina ocorreu no dia 27/09, na quinta edição do Pixurum, cujo tema foi “Tradições de São João Maria”, após a exibição do filme “A Maravilha do Século”, da cineasta Márcia Paraíso e da roda de conversa, o mestre pôde compartilhar o seu trabalho e suas técnicas com os convidados.

A agenda de oficinas continua durante o mês de outubro: dia 26/10 na sexta edição do Pixurum, no Sesc Centro Cultural Vidal Ramos e dia 29/10 no campus do IFSC Lages.

Mais informações sobre a agenda e sobre as demais ações que a Associação Matakiterani apoia estarão disponíveis no site e nos canais oficiais da Associação nas redes.

Texto: Morgana Oliveira