PONTO DE CULTURA

 
 
A iniciativa representa a continuidade das ações da Matakiterani Associação Cultural e tem por objetivo constituir uma rede de relações sócio-educacionais em permanente pulsação, cujo resultado é a democratização da produção cultural em suas diferentes manifestações em comunhão com a vida e a comunidade.  As atividades são colocadas em prática em três espaços diferentes, o Núcleo de Celebração, Núcleo de Criação e Núcleo de Releitura, por meio de oficinas práticas denominadas Vivências Criativas e Ações Continuadas, que abrangem a cultura popular e culminam na cultura digital.
 
O QUE SÃO VIVÊNCIAS CRIATIVAS
 
São atividades educacionais continuadas dotadas de metodologia própria com pressupostos no mecanismo de transmissão de conhecimento da cultura popular em que a prática tem grande importância na apreensão e perpetuação dos saberes. As vivências atenderão crianças, adolescentes, adultos e anciãos, em áreas urbanas, periferias e pequenas comunidades de modo a possibilitar que o fio de transmissão da sabedoria popular não se dissolva.       
 
O QUE SÃO AÇÕES CONTINUADAS
 
                São atividades já realizadas pela Matakiterani e que a partir do convênio farão parte das ações do Ponto de Cultura, algumas como contrapartida e outras por serem ações financiadas pelo próprio Ministério da Cultura e caminharem na mesma direção das vivências criativas. As ações continuadas são: Ação Griô – Mestres da Oralidade Serrana, Sábios da Vida Semeadores de Sonhos, Pontinhos de Cultura – Oficina do Agente Coletor de Causos, Espetáculo de Teatro Recomendação das Almas, Espetáculo de narrativas Causos da Serra, Jornalzinho Bulha da Ação.