Matakiterani e Sesc promovem o Pixurum – Encontro da Rede de Sabedoria

O encontro pretende valorizar a literatura oral e escrita a partir da sabedoria popular. A partir das 16 horas no dia 25 de maio no SESC – Centro Cultural Vidal Ramos.

A rede de sabedoria é uma ação continuada da Matakiterani Associação Cultural surgida em 2007, sendo reconhecida pela FAPESC e 2009 no Prêmio Stmmeer de Inovação em Santa Catarina. Essa rede se forma por uma trama de vários fios: registro da cultura, expressões artísticas e ações educacionais. Esses fios geram produtos numa perspectiva de valorização da identidade cultural regional frente ao mundo globalizado.

A partir de 2019 os encontros da rede passam a ser chamados de Pixurum, expressão local que denomina o movimento das pessoas que juntam-se por uma causa em comum. Tendo a parceria do SESC Lages, os encontros da rede pretendem valorizar a literatura oral e escrita, partindo dos saberes da sabedoria popular. Irão figurar pelos Pixuruns, contadores de causo, benzedeiras, recomendadores de alma, músicos, trovadores e toda a sorte de protagonistas da cultura popular da Serra Catarinense.  

Recomendadores de alma são tema do primeiro encontro

Dia 25 de maio às 16 horas acontece o primeiro Pixurum de 2019 com o tema “Recomendação das Almas”, com presença de devotos desse rito, vindos de diversos municípios da Serra Catarinense onde a prática ainda acontece. A recomendação das almas é um evento de caráter popular, uma espécie de procissão, uma penitencia onde seus praticantes vão de rua em rua e de casa em casa, os do lado de fora, entoam orações cantadas, os de dentro no breu da noite rezam, de acordo com os cantos. A recomenda obedece a dinâmica própria de cada comunidade, de cada grupo e de cada Capelão, que de forma ativa alimenta a diversidade e a pluralidade nas maneiras de fazer, na forma de entoar as orações, e na organização comunitária.  

Café com mistura

O evento tem entrada franca e o público é convidado a trazer algum alimento para compartilhar no “café com mistura” servido a todos os presentes. A programação terá apresentação dos recomendadores de alma e roda de conversa sobre essa prática cultural.

Serviço:

Pixurum – encontro da rede de sabedoria: recomendação das almas

Dia 25 maio às 16 horas

Local: SESC – Centro Cultural Vidal Ramos

Entrada franca

Classificação etária livre

O público é convidado a trazer alimento para compartilhar no café com mistura +INFO: https://matakiterani.org/ | https://www.youtube.com/user/MatakiteraniAC