Tradições de São João Maria: joaninas e joanianos compartilham lembranças e histórias na quinta edição do Pixurum

Encontro celebra as reminiscências sobre São João Maria e conta com a exibição do documentário “A Maravilha do Século”.

No sábado (28/09) a Associação Cultural Matakiterani promove a quinta edição Pixurum – Encontro da Rede de Sabedoria, em parceria com o SESC e com o apoio da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), na sala de cinema do SESC Centro Cultural, o antigo Colégio Rosa, Lages/SC. A temática do encontro será “Tradições de São João Maria”, no qual será conduzida uma roda de conversa sobre as histórias e tradições relacionadas a São João Maria  a partir da exibição do documentário “A Maravilha do Século”, da cineasta Márcia Paraíso, com a Produção da Plural Filmes. O filme explora a figura do profeta, desde sua peregrinação pelas Américas à dimensão de santo popular que adquiriu, sobretudo nas comunidades caboclas do Sul do Brasil.

Com a presença confirmada da articuladora comunitária, Daniela Carneiro, que conduzirá o evento, será proposta uma troca de impressões sobre o filme, causos e lembranças de São João Maria, aberta a toda a comunidade. Estará presente também Seu Sebastião, que, além de compartilhar suas histórias sobre o profeta, irá expor os seus trabalhos de artesanato com taquara, sobre os quais ministrará uma Oficina na próxima edição do evento.

O que é a Rede de Sabedoria

É uma ação continuada da Matakiterani Associação Cultural surgida em 2007, sendo reconhecida pela FAPESC em 2009 no Prêmio Stmmeer de Inovação em Santa Catarina. Forma-se por uma trama de vários fios: registro da cultura, expressões artísticas e ações educacionais. Esses fios geram produtos numa perspectiva de valorização da identidade cultural regional frente ao mundo globalizado.

A partir de 2019, os encontros da rede passam a ser chamados de Pixurum, expressão local que denomina o movimento das pessoas que se reúnem por uma causa em comum. Tendo a parceria do SESC Lages e apoio da UNIPLAC, os encontros da rede pretendem valorizar a literatura oral e escrita, partindo dos saberes da sabedoria popular e formando um acervo digital do patrimônio imaterial da Serra Catarinense, para isso, todos os encontros são registrados em audiovisual e são colhidos os depoimentos dos mestres e mestras da cultura popular. 

Os pixuruns se estendem até dezembro 

A programação dos Encontros da Rede de Sabedoria já tem data e temática definidas até o final do ano, acontecendo sempre na segunda quinzena do mês conforme lista abaixo:

26/10 – Causos, lenda e mitos serranos

30/11 – Literatura popular da Serra Catarinense

21/12 – Tradições dos povos de terreiro

As entrevistas com os mestres mestres e mestras que participaram dos encontros podem ser vistas na página do YouTube da Matakiterani: https://www.youtube.com/user/MatakiteraniAC

Texto: Morgana Oliveira

Fotos: Cesar de La Plata