Vivência das Tradições Ritmos e Instrumentos

Construção de Tambores

 

        A Proposta Oficina de Instrumentos e Ritmos do Ponto de Cultura no Rumo de São João Maria  é o desenvolvimento musical dos participantes através da relação entre o corpo e o instrumento. A oficina foi dividida em duas estapas. Na primeira, já concluída, os estudantes foram introduzidos ao ritmo a partir de ações corporais em busca de uma musicalidade corporal, primeiramente individual e posteriormente coletiva.

        No inicio desde ano,iniciamos a segunda etapa da oficina com a construção de tambores a partir de materiais alternativos. Estamos na fase de conclusão da primeira fase da construção dos  tambores (cascos), sendo que a construção dos tambores é dividida em quatro fases : 

 O Casco do Tambor: O corpo do tambor pode ser de diversos materiais. Escolhemos para a construção do corpo uma lata de 5 litros, devidamente limpa e sem a tampa e o fundo.  Após  ser realizada uma papelagem com papel jornal,  foi aplicada uma base de tinta PVA branca e uma pintura artística em tinta acrílico, para decorar. 

Como quanto mais longo for o tambor, mais ressonância terá o timbre, algumas latas foram cortas ao meio para substituir a presença do grave pela ressonância nos médios-graves e médios, assim os timbres terão uma mixagem natural.

Segue os procedimentos! Adiante mostraremos no blog…

 

Comente