A Recomendação ou Recomenda de Almas, pode ser definida como um evento marginal de caráter popular que acontece nas noites que por vezes adentram as madrugadas das quartas e sextas-feiras da Coresma, ou Quaresma, sua prática é realizada com mais afinco na Semana Santa.

 

Entrar em contato com a Recomendação das Almas é penetrar no universo mágico da religiosidade popular do interior de Santa Catarina, em especial da Região Serrana. Religiosidade esta que teima em se manter o mais próximo possível de sua crença e dos gestos que advém de sua fé. Conhecemos grupos que estão tentando refazer estas práticas a partir do conhecimento de pessoas mais velhas ou até de Recomendas feitas em outras comunidades.

 

Observamos e fomos convocados por diversas lideranças laicas para auxiliar em atividades como o registro em vídeo dos anciãos, visitas nas escolas, investigação de fragmentos dessa tradição. E assim o projeto proposto busca articular o que já existe e propiciar intercâmbio dos diferentes praticantes nas diversas localidades. Socializar saberes e experiências recuperando práticas e instrumentalizando aqueles que não as conhecem, mas acabam realizando um esforço de manutenção dos costumes que veem como ameaçados pelos tempos atuais (desagregações comunitárias e familiares, migrações, crime, drogas e outros).

 

As pessoas e as comunidades que praticam a Recomendação de Almas se caracterizam por viverem isoladas do meio urbano, de forma significativa o suficiente à perpetuação da sua prática. Hoje, no entanto, os mecanismos de reconhecimento sobre a importância e o valor desta devoção, e que são fundamentais para a sua continuidade estão para além das comunidades, possuem uma dimensão regional e até nacional, um patrimônio da cultura brasileira que como tal, demanda ser conhecido em diferentes locais e contextos sociais.