Araucária

A araucária ou pinheiro brasileiro é a árvore que produz o pinhão, vamos a ela:

A Araucária (Araucária angustifólia) é uma árvore reconhecida por sua beleza, função ecológica e por sua utilidade para o homem. É uma árvore de grande porte que pode atingir até 50m de altura e com um tronco de até 8,5m de circunferência. Ela se destaca das outras espécies brasileiras por seu formato original, sua copa em formato de cálice que caracteriza as paisagens do sul. De sua flor, a Pinha, é extraído o pinhão, um importante alimento de animais que integram a fauna da região e muito utilizado também na gastronomia local. Espécie resistente que tolera o frio, geadas e até pequenos incêndios em razão da sua grossa casca.
A Araucária pertence à família das Araucariáceas e também é conhecida como pinheiro brasileiro, pinheiro Caiová, pinheiro das Missões, pinheiro São José e Pinho. Tem origem na América do Sul, onde já cobriu boa parte dos territórios de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
Apesar de suas qualidades a espécie quase foi extinta, pois foi muito desmatada para utilização de sua madeira construções e outros fins.

Fonte do texto: http://www.festadopinhao.com/pinhao.php

Comente