O projeto “A Semântica do Espaço Cênico” é um projeto de pesquisa em Cenografia Teatral, proposto pela arquiteta Morgana Cristina de Oliveira, apoiado pela Matakiterani Associação Cultural e que foi selecionado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2019, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Por meio do projeto, foi desenvolvida uma pesquisa teórico-prática que se propôs a investigar os métodos de projeto em Cenografia para espetáculos teatrais e de que maneira eles dialogam com outras competências, como a direção e a dramaturgia. Para isso, a parceria do diretor teatral, Lourival Andrade; e do dramaturgo, Afonso Nilson, foram essenciais.

Em maio de 2021, foi realizado o Workshop online de cenografia com a equipe envolvida no projeto, com carga horária de 6 horas síncronas e 2 horas assíncronas. A primeira parte do Workshop foi teórica, finalizando com a proposta de um exercício prático de projeto cenográfico, o qual foi apresentado na segunda parte do Workshop, que contou com a presença de 15 participantes, em sua maioria estudantes de arquitetura – apresentando a Cenografia como um campo de atuação possível. A gravação da parte teórica, bem como todos os materiais disponibilizados aos participantes, podem ser acessados clicando aqui.

O resultado do projeto: o projeto cenográfico executivo, impresso em seis pranchas A2, bem como a síntese do processo de pesquisa em 05 pranchas em formato digital, foram entregues e destinados por meio de correio eletrônico à instituições de ensino, mas também podem ser livremente acessados clicando aqui.