Bolsa Agente Cultura Viva 2009 – Chamamento Público

Chamamento Público
Bolsa Agente Cultura Viva 2009
A Matakiterani Associação Cultural, no uso de suas atribuições como Ponto de Cultura – Cultura Popular no Rumo de João Maria, convida publicamente jovens de 15 a 29 anos a participar da seleção para escolha de 04 participantes no Bolsa Agente Cultura Viva 2009. O presente chamamento público entrou em vigor no dia 26 e outrubro e 2009, por meio de divulgação direta nas áreas de atuação do Ponto de Cultura – Cultura Popular no Rumo de João Maria.
A Bolsa Agente Cultura Viva 2009 é uma iniciativa da SCC/MinC e tem por finalidade selecionar 90 (noventa) projetos de Pontos de Cultura cujo foco seja o protagonismo juvenil, empoderamento social e o desenvolvimento pessoal e social dos 4 (quatro) jovens na faixa etária de 15 a 29 anos envolvidos em uma das ações do Programa Cultura Viva ou nos eixos temáticos abaixo descritos:
Ação Escola Viva , Ação Griô, Ação Cultura Digital, Ação Cultura e Saúde, Ação de Ludicidade, Eixo Criação, Circulação e Difusão da Produção Artística dos Pontos de Cultura, Eixo Cultura e Cidadania incentiva o protagonismo dos jovens dos Pontos de Cultura.
Dos eixos temáticos escolhidos para o plano pedagógico
Para construção de proposta para o presente edital, a Matakiterani solicita participantes que se enquadrem nos seguintes eixos temáticos:
Ação Griô consiste na valorização dos griôs e mestres de tradição oral, sábios mantenedores dos conhecimentos dos antepassados, que compartilham os saberes contando histórias. A principal proposta dessa ação é reaprender com os griôs e mestres da tradição oral o jeito de construir o conhecimento integrado à ancestralidade. A proposta é fomentar projetos culturais que tenham como prioridade a preservação da memória material e imaterial e a construção de conhecimento em que crianças, jovens, adolescentes sejam preparados para a vida com uma postura crítica diante da realidade, com sua identidade fortalecida e com um conhecimento multidisciplinar, de modo que a cultura seja praticada como forma de inteligibilidade das diversidades e identidades locais.
Ação Cultura Digital visa compartilhar produções simbólicas e conhecimentos tecnológicos gerados pela ação autônoma, em rede, nos Pontos de Cultura. A proposta é interligar ações locais e promover a troca de experiências e a comunicação entre os Pontos de Cultura a partir da tecnologia digital, possibilitando a circulação da produção dos Pontos de Cultura por meio da apropriação das ferramentas multimídias, utilizando softwares livres.
Ação de Ludicidade tem como objetivo promover uma política nacional de transmissão e preservação da Cultura da Infância, por meio de ações que fortaleçam os direitos da criança segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, sensibilizando e capacitando profissionais de instituições públicas governamentais e não governamentais para a implantação e/ou continuidade de ações lúdicas em espaços denominados “Pontinhos de Cultura”.
Das incrições 
Para inscrição no chamamento público o canidato deverá apresentar os seguintes documentos:
  1. Histórico profissional, ressaltando atividades e/ou formação ligado a um dos eixos temáticos acima descritos;
  2. Carta de intenções devidamente assinada, contendo nome, endereço e número de CPF do inscrito, falando sobre o seguinte tema: “A re-significação da tradição popular por meio da tecnologia numa perspectiva educacional – proximidade se distanciamentos”. 

Prazos e seleção  

O prazo de envio de inscrições se encerra no dia 30/10, sexta-feira, as 15 horas, no seguinte endereço:
Bolsa Agente Cultura Viva 2009/Chamamento Público

Ponto de Cultura – Cultura Popular no Rumo e João Maria
Prédio Grupo Usina
Rua João José Godinho, 420 – Morro do Posto
Lages/SC – CEP. 88.506-080
O resultado da seleção será pulbica neste blog, no dia 31 de outubro de 2009.
Disposições Gerais
Para dirimir quaisquer dúvidas o presente instrumento e seleção pública, a Matakiterani dispõe os seguintes canais de comunicação:
Telefones: 49 3223 7993/49 9928 6803
email: associacao.matakiterani@gmail.com
Para maiores informações sobre o Edital Bolsa Agente Cultura Viva 2009, acesse:
Daniela Carneiro Maximo de Oliveira
Diretora Geral
Matakiterani Associação Cultural

1 comentário em “Bolsa Agente Cultura Viva 2009 – Chamamento Público

  1. Patricia Bieging

    Boa Tarde,

    Sou integrante do Pontão de Cultura da UFSC e gostaria do contato do Ponto de Cultura Matakiterani. Na internet não achei informações sobre o projeto.

    Muito obrigada,
    Patricia
    patricia.big@hotmail.com

Comente