Carta de intenções

MINISTÉRIO DA CULTURA

PROGRAMA CULTURA VIVA

AÇÃO GRIÔ NACIONAL

ASSOCIAÇÃO CULTURAL MATAKITERANI

AÇÃO MESTRES DA TRADIÇÃO ORAL, SÁBIOS DA VIDA SEMEADORES DE SONHOS

E.E.B. VISCONDE DE CAIRU


CARTA DE INTENÇÕES

A Associação Cultural Matakiterani por meio deste documento tem por objetivo orientar as ações empreendidas no âmbito da sua atuação na Escola de Educação Básica Visconde de Cairu com a iniciativa Mestres da Tradição Oral, Sábios da Vida Semeadores de Sonhos, integrante da Ação Griô Nacional vinculada ao Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, e definir com clareza o papel desempenhado e o compromisso assumido pelas partes envolvidas no desenvolvimento do trabalho, a citar a Escola de Educação Básica Visconde de Cairu e a Associação Cultural Marakiterani.

DA INICIATIVA

A iniciativa Mestres da Tradição Oral, Sábios da Vida Semeadores de Sonhos é constituída de um plano pedagógico que parte de um contexto regional marcado pela diversidade étnica, para inserir os sábios da oralidade no ensino formal por meio de oficinas extracurriculares que abordarão o falar, o viver e o fazer; foi aprovada no “Edital de Divulgação nº 2, de 27 de junho de 2008, que visa conceder Bolsas de Incentivo Griô, no valor de R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais), a Griôs Aprendizes, Griôs e Mestres de Tradição Oral envolvidos em projetos pedagógicos de Pontos de Cultura e Entidades Privadas sem fins lucrativos, de natureza cultural”; tornado público através do Ato Portaria Nº 06, de 22 de outubro de 2008,
é integrante da Ação Griô Nacional, política pública de valorização da oralidade, ancestralidade e tradição da cultura popular brasileira. A presente iniciativa é de cunho educativo e cultural, de participação espontânea, extracurricular, apartidária, cooperativa e solidária.


DAS ENTIDADES ENVOLVIDAS

Realizador: Associação Cultural Matakiterani, inscrita no CNPJ 04.844.827/0001-32, sediada na Rua da Horta, 447, Bairro Caroba, Lages, Santa Catarina. Instituição de direito privado sem fins lucrativos e de natureza cultural.

Parceiro: Escola de Educação Básica Visconde de Cairu, situada na Rua Belisario da Silva Ramos 11, Bairro Vila Nova, Lages, Santa Catarina. Escola de Educação Básica de educação infantil e ensino fundamental, integrante da rede estadual de ensino do Governo do Estado de Santa Catarina.

DAS RESPONSABILIDADES

Da Associação Cultural Matakiterani

  1. Desenvolver as atividades previstas no plano pedagógico da proposta da Ação Griô na E.E.B. Visconde de Cairu mediante conversação e acordo para seu melhor andamento.
  2. Desenvolver as atividades da própria Matakiterani: Espetáculos Causos da Serra e Recomendação das Almas, mediante conversação e acordo prévio entre as partes envolvidas.
  3. Dar suporte pedagógico aos professores envolvidos com as atividades da iniciativa em questão.
  4. Dar publicidade as atividades desenvolvidas na E.E.B. Visconde de Cairu.
  5. Buscar a participação da comunidade do Bairro Vila Nova nas atividades desenvolvidas.
  6. Participação em eventos da E.E.B. Visconde de Cairu ou da qual ela é participante mediante aviso prévio e disponibilidade de tempo dos integrantes da Ação Griô.
  7. Em paralelo a Ação Griô desenvolver a ação Agente Coletor de Causos, apoiado pelo Prêmio Ludicidade/Pontinhos de Cultura.

DA E.E.B. VISCONDE DE CAIRU

  1. Conceder os espaços físicos tais como sala de aula, pátio da escola, e outros bem como sua manutenção para o bom andamento das atividades.
  2. Dispor de material de consumo, mediante pedido prévio e quando disponível em seu almoxarifado.
  3. Permitir o acesso dos integrantes da Associação Cultural Matakiterani nas dependências da escola em horários previamente acordados entre as partes.
  4. Buscar a participação da comunidade do Bairro Vila Nova nas atividades desenvolvidas.
  1. Dar publicidade as atividades desenvolvidas nas dependências da escola.
    1. Incluir logomarca da Associação Cultural Matakiterani, da Ação Griô Nacional e do Ministério da Cultura no caso de material impresso ou página na internet, e referência verbal dessas entidades em conjunto com a escola, no caso de citação da iniciativa em rádio, TV, palestras, cursos e demais eventos dessa natureza.

ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO

Associação Cultural Matakiterani

Gilson Maximo de Oliveira – Responsável da entidade

Adilson Freitas – Coordenador pedagógico e mediador de diálogo com a escola

Equipe da Ação

Adilson Freitas – Griô aprendiz

Sebastião Rodrigues da Cruz – Mestre de tradição

Miguel Antunes de Freitas – Griô de tradição oral

Dulce Maria Bitencourt – Griô de tradição oral

Sady Suppitz – Griô de tradição oral

José Assis da Rosa – Griô de tradição oral

E.E.B. Visconde de Cairu

Giovani Manenti – Diretor e responsável pela escola

Arlene Aparecida de Arruda e Luisa – Supervisoras pedagógicas e mediadora de diálogo com a Ação Griô Geovana Bienter Oliveira Gasparin – Mediadora de diálogo com a Ação Agente Coletor de Causo.


METAS

Ficam definidas de comum acordo duas grandes metas para o ano de 2009.

  1. Apresentar a Ação Griô para toda escola e comunidade, atendendo todos os alunos firmando o início das atividades do ano.
  2. Solidificar a parceria em ações práticas no intuito de elaborar a atividades conjuntas para o projeto extracurricular da escola no segundo semestre.

Fica expresso o aval e o acordo comum entre Associação Cultural Matakiterani, a Ação Mestre da Oralidade, Sábios da Vida Semeadores de Sonhos e a E.E.B. Visconde de Cairu.


Lages, 05 de março de 2009.


Adilson Freitas – Griô Aprendiz Giovani Manenti – Diretor

Associação Cultural Matakiterani E.E.B Visconde de Cairu

Comente