Centro Cultural SESC Vidal Ramos recebe manifestações do cancioneiro popular serrana

Cantores, trovadores, e músicos tradicionais se encontram para celebrar o cancioneiro popular da Serra Catarinense

Na tarde de sábado (21/05) às 16 horas na área externa do SESC Centro Cultural Vidal Ramos acontece a segunda edição do Pixurum – Encontro da Rede de Sabedoria, promovido pela Matakiterani Associação Cultural em parceria com o SESC Lages. Dessa vez, celebrando o cancioneiro popular com a presença de representantes da música popular local.

Com a presença confirmada do cantor, trovador e repentista Bruno Antunes, dos gaiteiros Marzinho e Gentil Coelho, o encontro vai celebrar as histórias, acordes e canções que formam o cancioneiro local com influências da música caipira e da música gaúcha, dando a música local uma caraterística marcante na forma de cantar e tocar os instrumentos. A atividade está programada para acontecer na área externa do SESC Centro Cultural Vidal Ramos, em caso de chuva, as atividades serão transferidas para a sala de cinema.

O que é a Rede de Sabedoria

É uma ação continuada da Matakiterani Associação Cultural surgida em 2007, sendo reconhecida pela FAPESC e 2009 no Prêmio Stmmeer de Inovação em Santa Catarina. Forma-se por uma trama de vários fios: registro da cultura, expressões artísticas e ações educacionais. Esses fios geram produtos numa perspectiva de valorização da identidade cultural regional frente ao mundo globalizado.

A partir de 2019 os encontros da rede passam a ser chamados de Pixurum, expressão local que denomina o movimento das pessoas que juntam-se por uma causa em comum. Tendo a parceria do SESC Lages, os encontros da rede pretendem valorizar a literatura oral e escrita, partindo dos saberes da sabedoria popular.

Café com mistura

O evento tem entrada franca e o público é convidado a trazer algum alimento para compartilhar no “café com mistura” servido a todos os presentes.

Serviço:

Pixurum – encontro da rede de sabedoria: recomendação das almas

Dia 21 de junho às 16 horas

Local: SESC – Centro Cultural Vidal Ramos

Entrada franca

Classificação etária livre

O público é convidado a trazer alimento para compartilhar no café com mistura

+INFO: https://matakiterani.org/ | https://youtu.be/j4tW3_2MdfU