Festival da Rede de Sabedoria realiza a primeira etapa

O Pixurum, realizado pela Maximus Produção Cultural, teve parceria da Matakiterani e Grupo Renascença Cabocla.

No sexta-feira (11/03) o Pixurum: Festival da Rede de Sabedoria teve primeira etapa realizada no terrório do Taquaruçu, na sede do Grupo Renascença Cabocla, localizado no município de Monte Carlo. O tema dessa etapa foi a Recomendação das Almas e a Reza do 25.

Estiveram presentes quatro grupos de Recomendação das Almas: o grupo Renascença Cabocla, de Monte Carlo, o grupo Recomendadores de Alma de São José do Cerrito, o grupo da comunidade do Bela Vista, também de São José do Cerrito e o grupo de Campo Belo do Sul.

O encontro marcou o retorno as Recomendas de Alma presenciais, ausentes durante dois anos em função da pandemia de Covid-19. A programação do encontro teve uma refeição compartilhada, roda de conversa e sete locais que receberam a recomenda de almas. Apesar do tempo instável, foi possível terminar o ritual, passando por cinco casas de moradores, o cemitério e a igreja do Taquaruçu.

Sobre a Recomendação das Almas

É um ritual da religiosidade de tradição oral cabocla que acontece em diversos municípios do planalto catarinense. Cada grupo é liderado por uma Capelão ou Capelã que coordena as atividades e é detentor dos saberes das rezas cantadas e os procedimentos para que elas sejam rezadas. Os grupos saem toda Quaresma, sempre às quartas e sextas-feiras. Segundo os recomendadores, é uma devoção que foi deixada por São João Maria, que foi aprendida pelos mais velhos.

O Pixurum continua

O Festival de Rede de Sabedoria continua em março e abril em mais três etapas. No dia 25/03 será realizada uma etapa em Campo Belo do Sul com o tema “Joaninos e joaninas, devotos das tradições do Monge Profeta São João Maria”. Nos dia 02/04 e 23/04, o Centro Cultural Vidal Ramos, recebe a terceira e quarta etapas do evento, falando respectivamente sobre benzimentos, ervas e medicina tradicional e culinária tradicional cabocla.

O Festival da Rede de Sabedoria é projeto contemplado pelo Edital Aldir Blanc SC 2021, executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.