Campo Belo do Sul recebe a segunda etapa do Festival da Rede de Sabedoria

O Pixurum, realizado pela Maximus Produção Cultural, teve parceria da Matakiterani e do Grupo de Recomendadores de Alma de Campo Belo do Sul

Dia 25 de março é uma data celebrada na religiosidade cabocla como o dia de Nossa Senhora de Março. Marca a anunciação da vinda do Meninio Jesus pelo Anjo Gabriel. É tradição em Campo Belo do Sul a realização da NoveNa de Nossa Senhora de Março, realizada pelo Grupo de Recomendadores de Alma de Campo Belo do Sul, coordenado pelo Capelão Seu Moisés Oliveira.

Unindo forças à novena, a Maximus Produção Cultural em parceria com a Matakiterani promoveu a segunda etapa do Pixurum: Festival da Rede de Sabedoria, com o tema: “Joaninos e joaninas, devotos das tradições do Monge Profeta São João Maria”. O encontro aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Campo Belo do Sul e contou com a presença de devotos e admiradores de São João Maria.

A programação teve a exibição do minidocumentário e a distribuição do mapa pictórico gerados pelos projeto “Identificação e Salvaguarda dos Pousos de São João Maria”, que percorreu os municípios de Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Capão Alto e São José dop Cerrito, mapeando esse sítios sagrados. Depois do encontro no salão, a programação se encerrou com a Reza do 25, comandada pelo Capelão do Grupo de recomenda, Seu Moisés Oliveira.

O Festival segue para Lages

As próximas etapas do Pixurm serão realizadas em Lages, nos dias 02 e 23 de abril, em parceria com o Sesc no Centro Cultural Vidal Ramos, abordando benzimentos, ervas e medicina tradicional e culinária tradicional cabocla.

O Festival da Rede de Sabedoria é projeto contemplado pelo Edital Aldir Blanc SC 2021, executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.