Garrafas, xaropadas e bebeiragens na terceira edição do Pixurum – Encontro da Rede de Sabedoria

Encontro celebra os saberes de mestres e mestras da cultura popular que administram remédios à base de ervas medicinais

No sábado (27/07) às 16 horas a Associação Cultural Matakiterani promove o terceiro Pixurum – Encontro da Rede de Sabedoria, em parceria com o SESC e apoio da UNIPLAC, na sala de cinema do SESC Centro Cultural, o antigo Colégio Rosa. A temática do encontro será as “garrafadas, xaropadas e bebeiragens”, assim comumente denominada a tradição local de utilizar ervas medicinais para o tratamento de saúde.

Essa prática, reconhecida como fitoterapia tem larga utilização na Serra Catarinense, vinculada a práticas socioculturais ensinadas e apreendidas por meio da tradição oral há centenas de anos, oriundas de saberes dos povos da floresta, imigrantes europeus e africanos. Ainda hoje é bastante comum o uso de plantas medicinais, seja nas formas mais simples como a infusão de ervas ou raízes para preparação de chás, ou de maneiras mais sofisticadas como a obtenção de tinturas, cremes ou pomadas.  

Farmácia da natureza

Em Lages existe um grupo de pessoas que atuam com ervas medicinais e exercem práticas fitoterápicas. Elas foram se reunindo a partir das oficinas ministradas por Alésio Passos Santos, integrante do projeto “Farmácia da Natureza” de Florianópolis, que reúne estudiosos da fitoterapia. Segundo Daniela Carneiro “do coletivo Farmácia da Natureza estão confirmadas no Pixurum a presença da Irmã Celestina, da Irmandade Nossa Senhora das Graças e Dona Marlene Rocha, moradora do Bairro Santa Mônica, ambas atuam com ervas medicinais há mais de 40 anos, atendendo à comunidade”.

Café com mistura e troca de ervas medicinais

Além do “café com mistura”, onde o público é convidado a trazer algum alimento para ser servido a todos os presentes, o encontro irá promover a troca de ervas medicinais, prática comum nos eventos de fitoterapia. A entrada é franca e a indicação etária da atividades é livre para todos os públicos.

O que é a Rede de Sabedoria

É uma ação continuada da Matakiterani Associação Cultural surgida em 2007, sendo reconhecida pela FAPESC e 2009 no Prêmio Stmmeer de Inovação em Santa Catarina. Forma-se por uma trama de vários fios: registro da cultura, expressões artísticas e ações educacionais. Esses fios geram produtos numa perspectiva de valorização da identidade cultural regional frente ao mundo globalizado.

A partir de 2019 os encontros da rede passam a ser chamados de Pixurum, expressão local que denomina o movimento das pessoas que juntam-se por uma causa em comum. Tendo a parceria do SESC Lages e apoio da UNIPLAC, os encontros da rede pretendem valorizar a literatura oral e escrita, partindo dos saberes da sabedoria popular e formando um acervo digital do patrimônio imaterial da Serra Catarinense, para isso, todos os encontros são registrados em audiovisual e são colhidos depoimentos dos mestres e mestras da cultura popular.  

Serviço:

Pixurum – encontro da rede de sabedoria: recomendação das almas

Dia 27 de julho às 16 horas

Local: SESC – Centro Cultural Vidal Ramos

Entrada franca

Classificação etária livre

O público é convidado a trazer alimento para compartilhar no café com mistura e ervas medicinais para troca entre os presentes

+INFO: https://matakiterani.org/ | https://youtu.be/DX4mEEtJE68