Oficina de bioconstrução cabocla é realizada no Taquaruçu

Grupo Renascença cabocla recebeu a atividade na sua sede na Linha Moraes em Monte Carlo/SC

Nos dias 26 de março, 02, 09 a 10 de abril o grupo Renascença Cabocla, coletivo de remanescentes da Guerra do Contestado do território do Taquaruçu, hoje dividido entre os municípios de Monte Carlo e Fraiburgo, recebeu a oficina de bioconstrução cabocla, projeto de Adilson Rech, apoiado pelo Edital da lei de emergência cultural Aldir Blanc.

As atividades foram teórico-práticas com o objetivo, definido pela comunidade, de construir o recanto caboclo, um espaço que faça referência as antigas casas caboclas. Segundo Adilson Rech “o recanto caboclo irá apresentar caracterísiticas das antigas edificações da região e agregar técnicas bioconstrutivas, com uso de materiais naturais encontrados no entorno”.

A edificação não ficará pronta nos 04 módulos da oficina, pórem o grupo e o oficineiro estão engajados em finalizar o recanto caboclo nos próximos meses. A previsão é que seja inaugurado oficialmente na tradicional festa cabocla, promovida pelo Grupo Renascença Cabocla em agosto de 2022, festa que será muito especial, retomada depois de 02 anos sem ser realizada em função da pandemia de Covid-19.