Roda de Causos: O MOTORISTA E O PAPAGAIO, CHAPEUZINHO VERMELHO, E MUITO CHIMARRÃO NAS RODAS REALIZADAS NO MUSEU

Causos da nossa terra, estórias religiosas e saberes adquiridos na escola foram divididos durante as Rodas realizadas pela MATAKITERANI na Semana de Museus no Thiago de Castro

Rodas (6)

Crucificação de Jesus Cristo, mula sem cabeça e boi tatá também foram lembrados. Além do gaiteiro, do som do violão e de muita história contada pelos participantes os alunos da Escola Frei Bernardino se levantaram e no meio da roda.

Como prometido participaram Zé da Serra, Bruno Antunes, Sebastião Freitas, Miguel Antunes, Sebastião Oliveira e de Dinart Nunes – o famoso palhaço Mexe-Mexe – que já trabalhou em circo e os alunos da escola.

“Os estudantes são alunos que residem no bairro Frei Rogério e adjacências, que ouviram nas vozes frases que soavam como poesia, “A mulher tem asa na ponta do coração,”” falou a articuladora Daniela Carneiro.

Um dos Causos: “Não tenho nada com isso”

Um casal ouviu um barulhão na casa onde moravam. Então pensaram: – É rato vamos comprar uma ratoeira. O Rato ouvindo aquilo correu falar para os seus amigos que seria comprado uma ratoeira e que corria perigo. A vaca, o galo e porco disseram que “Não tinham nada com isso”. A ratoeira foi comprada. E naquela noite algo desarmou a ratoeira. A mulher resolveu correr e ver o que era. Para sua surpresa não era um rato e sim uma cobra que a picou. A mulher precisou de cuidados e pessoas vieram lhe visitar. Então para aumentar a comida mataram o galo para fazer uma canja, mesmo que ele não tivesse nada com isso. A situação da mulher piorava e como o número de visitantes aumentava, mataram o porco que não tinha nada com o assunto, para servir de comida as pessoas. Para a tristeza do esposo ela acabou falecendo. A família muito grande e pessoas vieram de todos os lugares para a despedida, foi necessário sacrificar a vaca para dar um banquete a quem chegava para a cerimônia fúnebre. A história serviu para reflexão e mostrar para as crianças que temos que participar sempre.

Acesse a programação: www.matakiterani.org

Comente