Circuito Arte Da Palavra do Sesc leva as histórias serranas até o Norte e Nordeste

A Associação Cultural Matakiterani integra o Circuito de Oralidades e apresenta o espetáculo “Assombros, Causos e Outros Encontros” no Amazonas e na Bahia.

No mês de setembro a Associação Cultural Matakiterani está presente na programação do circuito Arte da Palavra: Rede Sesc de Leituras, promovido por essa entidade. As apresentações estão inseridas no circuito de oralidades, que tem como objetivo valorizar a expressão da tradição oral e suas origens, promovendo o intercâmbio dessas histórias entre as regiões do país. O espetáculo selecionado para a mostra foi “Assombros, Causos e Outros Encontros”, o qual pede licença aos assombros para contar causos da relação do homem com o desconhecido. Os personagens Grillo e Testa narram as histórias do “Hómi que aluitô com o Djanho”, “Portão de ferro”, “Baile no inferno” e da “Mulisóme”. Essa é a segunda versão do espetáculo, cujo elenco, originalmente, contava com o acordeonista e Mestre da Cultura Popular Zé da Serra (em memória).

A primeira etapa do circuito aterrissará na cidade de Manaus, no estado do Amazonas, no dia 12 de setembro, e a segunda etapa levará a dupla até o estado da Bahia, passando pelos municípios de Feira de Santana, Paulo Afonso e Santo Antônio de Jesus, entre os dias 22 e 28 de setembro. É um marco importante para a trajetória da Associação, visto que pela primeira vez os personagens Grillo e Testa chegam às regiões norte e nordeste do Brasil, ampliando a abrangência do trabalho e possibilitando um rico câmbio cultural.