1º FAÇA divulga filmes selecionados

 

Lista contempla produções realizadas em Florianópolis, São Paulo e Rio e em pequenos municípios de Santa Catarina



 

De 177 inscritos, foram selecionados 31 curtas para concorrer a troféus e a R$ 20 mil reais de premiação em dinheiro no 1º FAÇA – Festival Audiovisual Catarinense, que ocorre em abril em Lages (de 12 a 14), Blumenau (de 19 a 21) e Florianópolis (de 26 a 29). São 17 ficções, 9 documentários e 5 animações disputando os prêmios das quatro categorias, incluindo o Júri Popular.

Florianópolis permanece como o maior polo produtor, mas é importante destacar que pequenos municípios, como Irineópolis e Ilha Redonda tiveram filmes selecionados, além de produções de catarinenses realizadas em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).

Serão contempladas quatro categorias, cada uma delas com um prêmio de R$ 5.000,00: Melhor Ficção, Melhor Animação, e Melhor Documentário, eleitos pelo Júri Oficial, e o melhor curta eleito pelo Júri Popular. A curadoria foi integrada por Fernando Boppré, Guto Lima e Lucian Chaussard , todos de Santa Catarina e com reconhecida experiência em cinema.

Embora as inscrições estivessem abertas para filmes realizados em qualquer período, mais de 80% dos títulos selecionados foram produzidos nos últimos cinco anos. É importante observar que o número de inscritos demonstra que o Estado produz um curta por semana. Mas das produções inscritas há 19 finalizadas entre janeiro e fevereiro de 2012, o que dá uma média de pelo menos dois curtas por semana feitos no Estado.

FAÇA é uma realização da Exato Segundo Produções Artísticas em parceria com a Alquimídia.org e da Hemisfério Criativo, responsável pela criação da identidade visual. O evento tem o Apoio Institucional da Cinemateca Catarinense/ABD-SC, FUNCINE – Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis, SANTACINE – Sindicato da Industria do Audiovisual de Santa Catarina, SINTRACINE – Sindicado dos Trabalhadores do Audiovisual em Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Cinema do CIC e Museu da Imagem e do Som (MIS/SC).

O Festival conta ainda com o apoio da Vantuta Impressões, SESC Santa Catarina, FURB (Fundação Universidade Regional de  Blumenau) e Fundação Cultural de Blumenau, Prefeitura Municipal de Blumenau e Paradigma Cine Arte. O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Estado (SOL) e FUNCULTURAL, é patrocinador do 1º FAÇA – Festival Audiovisual Catarinensewww.faca.art.br

 

 

 


Comente