Arte e Cultura Popular: Matakiterani integra programação da festa de inauguração da estátua de São João Maria em Campo Belo do Sul

A festa no Pouso 9 de maio, organizada pela comunidade, teve contação de causos e reza cantada.

Aconteceu nesse domingo, dia 24 de novembro, a festa de inauguração da estátua do Profeta São João Maria, no pouso das águas, na comunidade 9 de maio, em Campo Belo do Sul/SC. A festa, que celebra a religiosidade popular, durou o dia todo e coroa o esforço coletivo da comunidade para a constituição da infraestrutura do local: a ponte que dá acesso às águas santas, o galpão e a capela de ex-votos.

A celebração teve início pela manhã, com um culto religioso, seguida pelo almoço e as demais atividades da festa. À tarde, a Matakiterani apresentou uma intervenção artística, contando causos sobre o Profeta São João Maria, tendo no elenco Marcos Cordioli e Morgana Oliveira, e, na direção, Adilson Freitas. A contação foi um excerto de um espetáculo em processo de montagem, com estreia prevista para o ano de 2020. Logo em seguida, foi a vez do grupo de Recomendadores de Almas de Campo Belo do Sul presentear a comunidade com a reza cantada, em frente à recém-inaugurada estátua do Profeta.

Acompanhe as ações que Associação Cultural Matakiterani faz parte pelos nossos canais oficiais nas plataformas. (Facebook: /matakiteranisc; Instagram: @matakiteraniac).

Texto: Morgana Oliveira

Fotos: Gilson Maximo