Camerata Sol da Alam abre a programação da Mostra de Arte e Cultura

A Mostra de Arte e Cultura de Lages começou a programação de mais trinta apresentações com a música da Camerata Sol da Associação Lageana de Assitência ao Menor (Alam). A abertura da série de atividades culturais ocorreu nesta sexta-feira (20) na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O evento é uma proposta da Matakiterani, integra o Serra Catarina Festival de Inverno e se estende até o dia 29 de julho.

Além das canções executadas pelas cordas dos alunos da Alam, o programa contempla apresentações de teatro, dança, contação de história e músicas para quem gosta de rock, pop, blues, jazz e tradicionalista. Todas elas ocorrem em espaços públicos e com acesso gratuito. “Nossa ideia foi valorizar os produtos e serviços da nossa terra, fomentar e difundir a produção da arte e da cultura local”, destaca o diretor geral, Gilson Maximo.

Para quem integra o projeto, a Mostra de Arte e Cultura é oportunidade para o movimento artístico se fortalecer. “Evento com este faz com que a nossa cultura se propague. Fazer arte é fazer o bem. Que possamos ser cada vez mais unidos, fortes e presentes”, reforça o músico Adriano Posai.

Durante a tarde, as apresentações teatrais tomam da praça João Costa com os espetáculos “Chapeuzinho Vermelho”, “Causos da Serra” e “Água 2 oh!”. No sábado (21) tem dança e música no calçadão e no Centro Cultural Vidal Ramos. As apresentações de teatro voltam a ocorrem no domingo (22), no parque Jonas Ramos, o Tanque. A programação completa está disponível no site https://matakiterani.org/mostradearteculturalages/ e nas redes sociais do evento.

A Mostra de Arte e Cultura de Lages é uma realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte), executada pela Associação Cultural Matakiterani e Esfera Produções em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) Lages. O projeto ocorre com recursos de emenda do Governo Federal, viabilizada pela deputada federal Carmen Zanotto.

Por Catarinas || fotos: Sandro Scheuermann