Circulação de Espetáculos da Matakiterani: o circuito encerra na segunda semana de novembro

A iniciativa contou com 40 apresentações, 30 ações de formação de plateia, todas com entrada franca, ampliando e democratizando o acesso aos produtos culturais.

Encerra na próxima semana, na segunda-feira, dia 11 de novembro, o projeto “Circulação de Espetáculos Matakiterani”, que ocorreu durante os meses de outubro e novembro, com um saldo de 40 apresentações e 30 ações de formação de plateia, realizados em municípios distintos da serra catarinense: São José do Cerrito, São Joaquim, Rio Rufino, Urubici, Urupema, Correia Pinto e Lages. O projeto foi patrocinado pela Fundação Nacional das Artes (Funarte) e teve o apoio de importantes parceiros locais, tais como o Serviço Social do Comércio (Sesc), Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), além das Prefeituras dos municípios pelos quais circulou, e sua execução ficou em cargo da Maximus Produções Culturais.

As apresentações do dia 11 de novembro – as quais seriam realizadas em Correia Pinto, no entanto foram transferidas – ocorrerão na EMEB Mutirão, no Bairro Habitação, na cidade de Lages: “É muito relevante essa iniciativa de apresentar os espetáculos em espaços alternativos, isso vem ao encontro da democratização e da ampliação do acesso aos produtos culturais” – comenta Gilson Maximo, ator e gerente de projetos na Associação.

Ao todo, a Circulação beneficiou um contingente de aproximadamente 4.000 pessoas, possibilitando a fruição de bens culturais locais e o fortalecimento da identidade cultural da região, paralelamente, estimulando a economia e a geração de renda, por meio da contratação de empresas e prestadores de serviço que integraram a equipe do circuito.

Além disso, todas as sessões tiveram entrada gratuita e os espetáculos foram traduzidos simultaneamente em Libras, ainda contando com uma ação de formação de plateia no formato de roda de conversa, após o término de cada sessão. As informações sobre a organização e as ações estão disponíveis nas mídias sociais da Associação Cultural Matakiterani (Facebook: /matakiteranisc; Instagram: @matakiteraniac).

Texto e foto: Morgana Oliveira