Mostra de Arte e Cultura de Lages começa nesta sexta e terá mais de 30 apresentações

As 22 atrações de música, dança, teatro e contação de histórias se apresentam gratuitamente em espaços públicos.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) realiza pela primeira vez a Mostra de Arte e Cultura de Lages, fruto da articulação institucional da Associação Cultural Matakiterani, que realiza iniciativas semelhantes em diversos municípios da Serra Catarinense. O evento conta com 22 atrações distribuídas numa programação que abre nesta sexta-feira (20) e encerra no dia 29 de julho.

O evento se caracteriza por acontecer na temporada de inverno e, por isso, também integra o Festival Serra Catarina. “A ideia é valorizar produtos e serviços culturais locais, atendendo a necessidade da difusão da produção de arte e cultura, o fomento à economia criativa e a fruição nos espaços públicos ou de acesso livre”, destaca o produtor geral Gilson Maximo.

A programação conta com 22 atrações de teatro, contação de histórias, dança folclórica e música em diversos estilos, descentralizando as atividades na Praça João Costa, no Centro Cultural Vidal Ramos e no Parque Jonas Ramos, oTanque, durante seis dias e com entrada franca.

“Neste projeto, com 32 apresentações, conseguimos fomentar a cultura local oferecendo opções para o público de assistir à diversidade cultural. Buscamos mostrar nossa capacidade de produzir culturalmente e investir nos artistas da nossa terra”, reforça o produtor executivo, Adilson Freitas.

Movimento ganha força

O programa de atrações contempla todos os públicos. Para as crianças tem histórias com bonecos de pano, por exemplo, com uma contação de histórias e lendas da região de forma bastante divertida. A artista Guigui Fernandes é quem comanda esse espetáculo.

Ela destaca a importância da Mostra para a cidade. “Estou muito feliz em fazer parte desse momento histórico no movimento da cultura lageana. É uma satisfação participar de evento promovido por um ponto de cultura, artistas lageanos, com verba pública e acesso gratuito”.

O formato é bastante usado em países da Europa, como destaca o músico Adriano Posai. “Vejo muito o modelo de apresentar a cultura em praça pública em reportagens e programas da TV. Esse evento só me faz ter a certeza de que arte regional está sendo cada vez mais valorizada. Isso é majestoso”, avalia.

A Mostra de Arte e Cultura de Lages é executada pela Matakiterani e Esfera Produções em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) Lages.

Catarinas Comunicação