Tranças do Saber: agenda de oficinas chegou ao final na última semana de outubro

Seu Sebastião dos balaios ministrou quatro oficinas de artesanato em diversos eventos na cidade de Lages

Seu Sebastião dos Balaios, na sexta edição do Pixurum. Foto: Cesar de la Plata

Na última terça-feira, dia 29/10, encerrou-se o circuito de oficinas Tranças do Saber: artesanato com fibras de taquara, patrocinada pelo Ministério da Cidadania por meio do Prêmio Culturas Populares 2018: edição Selma do Coco.

Uma das oficinas foi incluída na programação do sexto Pixurum, que ocorreu no dia 26/10 na Biblioteca do Sesc Centro Cultural Vidal Ramos, com a temática “Causos, Lendas e Mitos da Região Serrana”. Após a roda de conversa, o mestre Sebastião dos Balaios compartilhou seu conhecimento com os participantes do evento.

Por fim, o ciclo de oficinas encerrou-se no campus do IFSC de Lages, contemplando cerca de 12 pessoas. Para Seu Sebastião dos Balaios, o saldo do ciclo é positivo, pois “é raro conseguir ter uma comunicação tão direta com as pessoas e poder transmitir esses conhecimentos, além de valorizar a técnica e a sua fonte, é uma possibilidade de intercâmbio cultural que pode se transformar em uma alternativa de complementação de renda para os aprendizes, além de difundir o meu trabalho aqui na região.”

Texto: Morgana Cristina de Oliveira