Matakiterani inicia as vivências criativas de 2019

Ação continuada da organização promove diálogo de saberes na EMEB Izidoro Marin

Iniciaram na terça-feira (26/03) as atividades em sala de aula do Projeto Vivências Criativas de Tradição Oral na Escola 2019 nas turmas do ensino fundamental I da EMEB Izidoro Marin, no Bairro Caroba. As primeiras semanas do projeto realizam atividades de preparação e sensibilização dos participantes por meio de vivências criativas, preparando as turmas para a chegada dos Mestres de Tradição Oral.

As atividades foram conduzidas por Adilson Freitas e Marcos Cordioli, caracterizados como Grillo Seco e Zóinho e levaram narrações de causos e músicas da tradição oral para a sala de aula na disciplina de Literatura ministrada pela professora Rosita das Graças Pereira, que integra os conteúdos apresentados com a grade curricular da matéria.

O que são vivências criativas

São atividades práticas em sala de aula que utilizam princípios da educação biocêntrica e da ação Griô para apresentar os saberes de tradição oral na escola, propondo um diálogo entre o formal e o informal e valorizando a ancestralidade do saber na figura dos mestres que ensinam e aprendem com as crianças no convívio em sala de aula.

A Matakiterani realiza as vivências criativas na EMEB Izidoro Marin desde 2008 em ações continuadas, atendendo nesse período todos os alunos da escola, seja na construção de produtos ou na fruição dos mestres e agentes culturais.

Projeto finaliza no primeiro semestre

As atividades vão se estender até o mês de junho com apresentação de resultados, produtos criados pelos alunos a partir dos saberes dos Mestres. No ano anterior foram criados uma cartilha com a história de vida do Mestre Cleyton do Bará, entrevistas com o Mestres Mimi, Zé da Serra e Cleyton do Bará e conteúdo para caixas de teatro lambe lambe.

O projeto é uma iniciativa da Matakiterani pelo Ponto de Cultura – Cultura no Rumo de São João Maria, em parceria com a EMEB izidoro Maria e patrocínio do Governo Federal e Secretaria da Diversidade Cultural por meio do Prêmio Culturas Populares – Edição Selma do Coco.

+INFO:

Entrevista com os Mestres de Tradição Oral

Mestre Mimi

Zé da Serra

Cleyton do Bará