Oficina de Qualificação

      

 

        A Matakiterani Associação Cultural através do Ponto de Cultura | Cultura Popular no Rumo de João Maria realiza a segunda etapa  da Oficina de Qualificação Teórica-Prática nos dias 27/28/ e 29 de janeiro de 2011, no teatro de Bolso do SESC, Lages/SC.

        Finalização da capacitação iniciada em setembro de 2010, a presente etapa é direcionada aos colaborores diretos, indiretos e voluntários da entidade com o objetivo de estruturar as ações da Matakiterani e do Ponto de Cultura para o ano de 2011 a partir de reflexões téorico-práticas acerca dos conceitos orientadores da política institucional e da experiência do primeiro ano de funcionamento do Projeto Cultura Popular no Rumo de São João Maria, chancelado como Ponto de Cultura.

        Serão três dias de atividades, divididos em dois períodos. No primeiro dia, uma vivência da pedagogia griô, ministrada pelos griôs aprendizes Grillo e Testa, Adilson Freitas e Gilson Maximo, respectivamente. Nos segundos e terceiro dias,  o trabalho fica sob a orientação dos Antropólogos Tânia Welter e Pedro Martins abordando as seguintes proposições:

01.     Numa perspectiva antropológica, conhecer e discutir categorias teóricas como cultura, tradição, identidade, caboclos, discurso (de forma ampla: oral, escrita, cênica, plástica, musical), gênero e religiosidade (não institucional). Utilização de textos teóricos, dinâmicas e filmes.

02.     Compreender a presença do Profeta São João Maria na história e nos discursos, também contemporâneas, dos serranos.

03.     Construir um plano de ação, um projeto político pedagógico, juntando a vivência e as categorias teóricas.

 

 

 

SERVIÇO:
O que: Oficina de Qualificação Téorico-Prática
Quem: Colaboradores, voluntários e convidados da Matakiterani
Onde: Teatro de Bolso do SESC | Av. Dom Pedro II, 1693, Lages/SC
Quando: Dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2011, das 09h00min às 17h00min
+Info: 49 3223 7993 | 49 9928 6803 | matakiterani@matakiterani.org | www.matakiterani.org  

1 comentário em “Oficina de Qualificação

  1. Patrícia

    Beleza de trabalho, gostaria de estar mais perto, geograficamente, para participar, parabéns!!!
    Abraços
    Patrícia Estivallet

Comente