Semana 08 das vivências de tradição oral movimentam 02 escolas

As vivências criativas de tradição oral se estenderam para além da EMEB Izidoro Marin. Na trilha dos laços afetivos criados pelo projeto ao longo dos anos, as ações aconteceram também na EMEB Coronel Manoel Thiago de Castro, a convite da Professora Rosicléia, antiga parceira do projeto nos tempos que lecionava no Bairro Caroba.

Nas turmas da EMEB Izidoro Marin, os alunos entraram em contato com histórias e canções, no processo de apreensão da tradição oral por meio da palavra.

Enquanto na EMEB Coronel Manoel Thiago de Castro, a turma da professora Rosicléia desenvolveu a partir da Dança do Urubu um pássaro em origami, inspirado no tsuru e apelidado carinhosamente de tsurubu.

O que são vivências criativas

São atividades práticas em sala de aula que utilizam princípios da educação biocêntrica e da ação Griô para apresentar os saberes de tradição oral na escola, propondo um diálogo entre o formal e o informal e valorizando a ancestralidade do saber na figura dos mestres que ensinam e aprendem com as crianças no convívio em sala de aula.