Encontro Brasileiro de Recomendadores de Alma

        Hoje faz exatamente um mês da realização do Sacrários Abertos –  Encontro Brasileiro de Recomendadores de Alma, realizado na cidade de Campo Belo do Sul. Ação do Edital Tuxáua 2009 do articulador cultural Adilson Freitas vulgo Grillo Seco, o encontro reuniu 04 dos 09 grupos de recomendadores de alma de Santa Catarina, e convidados. Estavam presentes o grupo de São José do Cerrito, da Toca da Onça, do Taquaruçú e de Campo Belo do Sul. Além dos grupos tradicionais o encontro reuniu os antropólogos Doutora Tânia Welter e Doutor Pedro Martins, o historiador Doutor Lourival Andrade, a Representante para Pontos de Cultura da Regional Sul do MinC Carla Ribeiro e parceiros da Rede de Pontos de Cultura, Chico Rocha e Vicente Pozzobon do Ponto de Cultura Baleeira, Rosane Lutchemberg do Instituto Boimamão e o Pontão da Regional Terra da Ação Griô, o Nina Griô.


Seu Moisés vulgo Laranjeira. Capelão do grupo de Campo Belo do Sul

       

        A programação iniciou com a tradicional Reza do 25, que começou as 19 horas e teve a presença de todos os convidados além dos devotos de Campo Belo do Sul. No dia seguinte, o encontro teve uma mesa redonda onde os Capelães e a Capelã que representavam os grupo puderam relfetir sobre essa prática religiosa junto dos pesquisadores convidados. A tarde foi o momento dos grupos entoarem suas rezas cantadas, mostrando as diferenças e semelhanças entre eles, além de configurar o momento como a bençao ao kit de artesanato oferecido pelo encontro, composto por um saquinho de tecido com a imagem de São João Maria que continha uma vela da escuridão, uma reza e um escapulário também com a imagem de São João Maria.

        O encontro foi encerrado com uma Roda de Causos que teve a presença do Mestre de Cultura Popular o Cantor e Trovador Bruno Antunes e os Griôs de Tradição Oral Seu Sadi e Zé Profeta, alme da participação especial do Seu Aldo Padilha, recomendador de alma e gaiteiro.

A fotos do Encontro podem ser vistas AQUI.

 

 

      

Comente