Mestre Capelão Seu Tatão promove encontro na localidade de Mineiros

Encontro celebrou o lugar onde Seu Tatão aprendeu o ritual da Recomendação das Almas

O Mestre Capelão Sebastião Rodrigues da Cruz (Seu Tatão) promoveu no dia 31/03 (domingo) na localidade de Mineiros em São José do Cerrito, um encontro para celebrar o lugar onde entoou suas primeiras rezas cantadas. Sonho antigo do Mestre, o encontro reuniu os Grupos de Recomendadores de Alma de São José do Cerrito e Campo Belo do Sul, Gilson Maximo da Matakiterani e moradores da localidade de Mineiros em São José do Cerrito/SC.

O evento teve a celebração de um terço cantado na igreja da comunidade, rezado pelo Grupo de Campo Belo do Sul, seguido de almoço e mostra de rezas cantadas no salão da Igreja. Com 84 anos, Seu Tatão é o mais velho Capelão de Recomenda de Almas de Santa Catarina em atividade. Aprendeu a prática aos 14 anos com tios e desde então vem mantendo a tradição viva.

O encontro fortalece os laços dessa prática centenária que tem diversos grupos na Serra Catarinense e tem sido objeto de estudos acadêmicos nos últimos anos por sua singularidade como prática religiosa popular.

Os grupos de recomendação de almas continuam realizando o ritual em Campo Belo do Sul e São José do Cerrito às quartas es sextas-feiras da Quaresma. Estarão reunidos ainda em outras ocasiões, como no evento de exibição do filme “A maravilha século” da cineasta Márcia Paraíso e lançamento do livro “Encantado no meio do povo: a presença do Profeta São João Maria em Santa Catarina” da antropóloga Tânia Welter no dia 12/04 em São José do Cerrito. E participarão das celebrações da Semana Santa promovidas pela Paróquia da Igreja do Navio, na sexta-feira Santa (19/04), às 20 horas, na Igreja do Navio, Lages/SC.        

+INFO

Fala do Seu Tatão sobre o encontro nos Mineiros