A FAPESC, em consonância com o estabelecido na Lei Catarinense de Inovação, implementou o Prêmio Catarinense de Inovação, com a denominação Prêmio Prof. Caspar Erich Stemmer da Inovação em Santa Catarina, e lançou sua primeira edição dia 26 de novembro de 2009, por ocasião da solenidade de abertura da III Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Joaçaba – SC.
       
        O Prêmio Stemmer Inovação, além de premiar os 15 finalistas de 5 categorias, constitui-se em um especial instrumento de comunicação da comunidade mobilizada pelo Programa InovaSC.
Na edição de 2009, prêmios no total de R$ 170 mil vão oferecer oportunidade de capacitação e instrumentação a pessoas, instituições e empresas que se destacaram na promoção do conhecimento, na prática da inovação, pela geração de processos, bens e serviços inovadores nos anos de 2007, 2008 e 2009.
       
         A Matakiterani foi premiada em 3º lugar na categoria Instituição inovadora, pela Rede de Transmissão de Sabedoria Popular, essa rede é formada por uma trama de vários fios: registro da cultura, expressões artísticas e ações educacionais. Esses fios geram produtos numa perspectiva de valorização da identidade cultural frente ao mundo globalizado. As ações nesse sentido tendem a valorizar o conhecimento ancestral passado de geração a geração por meio da oralidade e da memória, proporcionar o reconhecimento social dos detentores desses saberes e das comunidades tradicionais a qual eles pertencem, difundir a cultura popular por meio de trabalhos artísticos, educacionais e de salvaguarda com registro, e finalmente propor um diálogo inter-geracional entre o sábio ancião e o jovem aprendiz criando pontes com o futuro e garantindo a continuidade das tradições   .