O Projeto “Identificação e Salvaguarda dos Pousos de São João Maria” é um projeto selecionado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2019, desenvolvido durante o período pandêmico pela proponente, Daniela Carneiro, junto com o apoio da Matakiterani Associação Cultural.

A iniciativa se propôs a ampliar um mapeamento dos pousos de São João Maria, realizado em 2014, no município de Campo Belo do Sul, a qual identificou 17 desses sítios. Com esse projeto, foi possível percorrer as cidades de Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Capão Alto e São José do Cerrito, georrefereciando 33 pousos de São João Maria.

Esses dados foram tabulados e transpostos para o software livre de edição de dados georreferenciados, o QGis, possibilitando uma leitura e um acompanhamento desses lugares à longo prazo, aspecto essencial para o planejamento de ações em prol da preservação desses sítios históricos, tão caros à população do interior da Mesorregião Serrana. Além disso, todo o processo foi registrado em audiovisual e está disponível no canal do YouTube da Matakiterani Associação Cultural, clicando aqui .

Além disso, ampliamos o mapa pictórico confeccionado somente para Campo Belo do Sul. E cedemos cópias impressas do mapa atualizado aos guias locais que nos conduziram aos pousos e às famílias que são guardiãs desses lugares.

Os dados podem ser livremente acessados no nosso drive, clicando aqui. O software QGis, que permite a edição e a análise dos dados, pode ser baixado gratuitamente a partir do site do desenvolvedor, clicando aqui.

Quaisquer dúvidas, esclarecimentos ou eventuais visitas a esses pontos, podem ser articuladas por meio da Matakiterani, basta nos contatar pelo e-mail matakiterani@matakiterani.org.