A Matakiterani é uma Associação de finalidade Cultural fundada em novembro de 1999 na cidade de Lages/SC, a princípio com um grupo de teatro. Após dois anos de atuação consolida as bases atuação da sua artística vinculada a questão das narrativas orais e do fortalecimento da identidade cultural. Em 2002 a Matakiterani realiza seu primeiro projeto sobre a cultura popular local, do qual constrói subsídios para a montagem do espetáculo Recomendação das Almas, segundo trabalho artístico da entidade. O primeiro trabalho, Causos da Serra, é uma sessão de narrativas tradicionais oriundas da memória afetiva e familiar dos atores.

Nesse ponto a Matakiterani deixa de ser um grupo de teatro e passa a se tornar uma associação cultural que constitui como objetivo a defesa e o fortalecimento das manifestações de cultura popular da Região da Serra Catarinense, através da construção de uma ação sustentável alicerçada num tripé temático: pesquisa, educação e arte.Se torna Ponto de Cultura e Ponto de Memória passando a realizar trabalhos sócio educacionais e de economia da cultura, na elaboração e gerenciamento de projetos culturais e turísticos e na incubação de grupos ou iniciativas produtivas com destaque para a unidade produtiva de artesanato Saíram Marias.

A HISTÓRIA DE UM SONHO

Esta é uma história de um menino comum como outro qualquer, até o nome dele era comum se chamava João. Mas João tinha um sonho incomum que era brincar com as estrelas, lá no céu. Porém uma dúvida pairava em sua cabeça: como chegar até lá?

– Subiu no morro mais alto, na escada mais longa e nada conseguiu.Disposto a tudo para conquistar o seu sonho resolveu falar com seu avô.
– Meu querido avô como faço para chegar nas estrelas e brincar com elas? Tudo já tentei mas nada adiantou.
E o avô admirado olhou para o menino e falou: Quando eu era pequenino até do sótão me joguei e nas estrelas não cheguei. Então o avô explicou: O único modo de brincar com as estrelas é comolhos e com a imaginação, por isso quando pequenino me chamavam MATAKITERANI – Olhos que fitam as estrelas.