Prêmio Culturas Populares 2008 – Mestre Humberto de Maracanã

Foi recebido no final de 2008 pelo espetáculo Recomendação das Almas. O reconhecimento ao trabalho permitiu a sua apresentação nas localidades do interior de Lages, em especial na região que deu origem ao espetáculo a partir do material registrado no Projeto Histórias da Terra entre 2001 e 2002. O espetáculo fez parte do documentário sobre o Prêmio Culturas Populares, realizado pelo MinC.

 

 

Prêmio Culturas Populares 2009 – Mestra Dona Izabel

A Matakiterani atuou como articuladora, inscrevendo duas iniciativas na Edição 2009 do Prêmio Cultura Populares: o Mestre Bruno Antunes, Cantor, Trovador e Repentista e o Grupo de Recomendadores de Almas Carú, de São José do Cerrito.

 

Mestre Bruno foi o único laureado de Santa Catarina e irá gravar em 2010 seu primeiro trabalho solo em mais de 30 anos de carreira, homenageando o maior trovador do Sul do Brasil Gildo de Freitas. Tio Bruno como é conhecido, é griô voluntário da Ação Griô da Matakiterani, o Projeto Mestres da Oralidade Serrana – Sábios da Vida Semeadores de Sonhos.

 

O Grupo Carú que estava na lista de suplência, foi homologado como iniciativa premiada e junto do Tuxaua Sacrários Abertos vai realizar o 1º Encontro Estadual de Recomendadores de Alma de Santa Catarina. Um grande reconhecimento para um grupo de cultura tradicional que reinventou-se para manter vivas suas tradições.