Lambe dos Mestres: uma intervenção urbana intergeracional é uma proposta artística multimídia veiculada como intervenção urbana efêmera na cidade de Lages/SC, utilizando-se das técnicas da fotografia, da arte digital e da arte urbana; proposta pela designer Morgana Oliveira, com o apoio da Matakiterani Associação Cultural. Propõe-se elaborar 10 pôsteres, estilo lambe-lambe, com a temática dos Mestres da Tradição Oral, tendo como recorte a rede de abrangência da Matakiterani Associação Cultural (na Mesorregião Serrana de Santa Catarina), sendo cada Mestra ou Mestre da Rede de Sabedoria, uma personagem de uma peça gráfica.

Como maneira de interlocução geracional, propõe-se imprimir um lote de pôsteres e veiculá-los por meio de uma técnica de arte de rua: o lambe-lambe, colando-os em lugares públicos e com a possibilidade de receber intervenções efêmeras, alcançando, assim o público que produz e veicula arte de rua, possibilitando um diálogo intergeracional por meio das artes visuais.

Em 2021, o projeto foi contemplado pelo Edital Aldir Blanc SC 2021, e está sendo executado com recursos do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Mestras e Mestres retratados:

Dona Maria Mendes: artesã lageana e integrante do Projeto Artesanato de Referência Cultural (Saiba mais)

Veja a Dona Maria Aqui:

Seu Sebastião dos Balaios: artesão lageano, integrante do Projeto Artesanato de Referência Cultural, reconhecido pelo Prêmio Culturas Populares – edição Selma do Coco. (Saiba Mais)

Veja o Seu Sebastião aqui:

Seu Tatão: Recomendador de Almas em São José do Cerrito/SC, guardião dos saberes de São João Maria, foi guia local no projeto “Identificação e Salvaguarda dos Pousos de São João Maria” integra a Rede de Sabedoria. (Saiba mais)

Veja o Seu Tatão aqui:

Seu Moisés: Recomendador de Almas em Campo Belo do Sul/SC, guardião dos saberes de São João Maria, foi guia local no projeto “Identificação e Salvaguarda dos Pousos de São João Maria” e no projeto “Memória no Rumo de São João Maria”, integra a Rede de Sabedoria. (Saiba mais)

Veja Seu Moisés aqui:

Bruno Antunes: Cantor, trovador e repentista cerritense, Tio Bruno já participou de diversas ações e projetos, difundindo a cultura tradicionalista. (Saiba mais)

Veja o Tio Bruno aqui:

Dona Ezanir: uma das idealizadoras do grupo “Renascença Cabocla” na localidade de Linha Morais, em Frei Rogério (que corresponde ao território do reduto de Taquaruçú, durante o conflito do Contestado). É a única mulher capelã dentre os grupos de Recomendação de Almas da região. (Saiba mais)

Veja a Dona Ezanir aqui:

Mãe Lela de Ogum: mãe de santo e benzedeira lageana, cuja trajetória religiosa iniciou já na infância, Lela comanda um terreiro de umbanda em Lages. (Saiba mais)

Veja a Mãe Lela aqui:

Dona Maria dos Prazeres: mãe, dona de casa e artesã otaciliense, Dona Maria participou dos projetos “Salgado e Mistura”, sobre a cultura alimentar da Serra Catarinense e do podcast “Esse é o Causo”, relembrando passagens de sua trajetória de vida. (Saiba mais)

Veja a Dona Maria aqui:

Mestre Mimi: contador de causos lageano, Mestre Mimi já participou de diversos projetos da Matakiterani, destacando-se “Vivências Criativas de Tradição Oral da Escola” e também foi reconhecido pelo Prêmio Culturas Populares – Edição Selma do Coco. Atualmente, é protagonista da montagem de teatro popular de bonecos “Mestre Mimi e a Dança do Urubu” realizada por Adilson Freitas (Grillo) e Maria Fernandes. (Saiba Mais)

Veja o Mestre Mimi aqui:

Tia Laura: benzedeira e contadora de causos lageana, Tia Laura já participou de diversos encontros da Rede de Sabedoria. Conhecida na cidade por articular a distribuição gratuita de pães para a comunidade. (Saiba mais)

Veja a Tia Laura aqui:

Seu Chico: mestre de obras, mateiro e contador de causos otaciliense, Seu Chico é uma fonte riquíssima de informações sobre plantas, cultivo e caminha no mato como ninguém. Integra a Rede de Sabedoria e teve uma das suas incursões registradas pelo projeto “Pixurum”. (Saiba mais)

Veja o Seu Chico aqui:

Irmã Celestina: irmã da Igreja Católica, coordenadora do orfanato no Bairro Popular, em Lages. É fitoterapeuta, além de conhecer diversas técnicas para promover a saúde integral das pessoas que buscam a sua ajuda, já participou dos encontros do Pixurum e integra a Rede de Sabedoria. (Saiba Mais)

Veja a Irmã Celestina aqui: