Matakiterani no circuito do Baú de Histórias do SESC

O espetáculo Assombros, Causos e Outros Encontros, que circulou, em 2019, pela serra pelo projeto “Circulação de Espetáculos Matakiterani” e também pelo” Arte da Palavra” do Sesc, integra o circuito que passará por 30 cidades catarinenses.

A Associação Cultural Matakiterani é um dos grupos que compõem a programação de 2020 do circuito Baú de Histórias do Sesc, que promove a circulação de espetáculos de contação de histórias por Santa Catarina, abrangendo 30 municípios do estado pelos quatro grupos integrantes do projeto. O espetáculo selecionado foi “Assombros, Causos e Outros encontros”, que estreou em 2015 com Adilson Freitas, Gilson Maximo e Seu Zé da Serra (in memoriam). A primeira etapa do circuito dá-se entre 16 e 20 de março e passa pelas cidades de Caçador, Curitibanos, Lages, Urubici e São Joaquim.

O espetáculo, no entanto, passou por uma remodelagem no ano de 2019, em virtude do falecimento de um dos componentes do elenco (Seu Zé da Serra). Sua reestreia deu-se no circuito Arte da Palavra, também promovido pelo Sesc, viajando para os estados da Bahia e do Amazonas. A narrativa faz referência ao imaginário popular acerca da figura do “coisa ruim” – ou o famigerado “djanho” na serra catarinense. As histórias versam sobre os encontros do homem com essa figura misteriosa, na qual o sujeito astuto quase sempre encontra alternativas para dar conta da maldade e do perigo a que está exposto, ora se livrando de situações inóspitas, ora colocando em xeque a dualidade do caráter das personagens. Essa é a segunda vez que a Associação Cultural participa do Baú de Histórias, tendo circulado em 2002 com o espetáculo “Causos da Serra”.

Segundo o ator e produtor Gilson Maximo – o Testa de Lampião – “essa é uma oportunidade ímpar de difundir o trabalho em outras regiões do estado, que se faz mais relevante ainda em decorrência do espetáculo estar fundado na nossa pesquisa, desenvolvida desde o embrião da Matakiterani, sobre cultura popular e ancestralidade. Posto que as narrativas são universais, nelas estão incutidas as nuances do sujeito caboclo. ”

Assombros na circulação de espetáculos Matakiterani

Assombros, Causos e Outros Encontros também integrou a programação da Circulação de Espetáculos Matakiterani, que ocorreu entre outubro e novembro de 2019. Projeto financiado pela Funarte, executado pela Maximus Produções Culturais, com o apoio da Uniplac, do Sesc e das prefeituras locais, percorreu sete cidades da serra com todos os espetáculos do repertório da companhia, totalizando 40 apresentações. O Baú de Histórias, portanto, representa, uma oportunidade de intercâmbio também com as outras regiões do estado.

A programação estará disponível nas mídias da Matakiterani

A programação, contendo datas e cidades em que ocorrerão as apresentações, poderá ser acessada por meio da plataforma oficial do Sesc (www.sesc-sc.com.br) e também estará disponível na plataforma online e nas mídias sociais da Associação Cultural Matakiterani: Site (www.matakiterani.org), Instagram (@matakiteraniac) e Facebook (/matakiteranisc).

Cidades e datas (primeira etapa):

  • 16/03 – Caçador
  • 17/03 – Curitibanos
  • 18/03 – Lages
  • 19/03 – Urubici
  • 20/03 – São Joaquim