Ponto de Cultura Oficina de Capacitação II

Na quinta-feira feira última estivemos em Curitibanos participando da oficina de capacitação do Ponto de Cultura. Foi uma oportunidade interessante de entrarmos em contato com a papelada dos projetos aprovados pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, bem como dos pareceres sobre eles.
Estavam presentes todos os Pontos de Cultura da Serra e Meio-Oeste, pudemos conhecer melhor as outras entidades e trocar alguma impressões sobre esse caminho do Ponto de Cultura. O que pudemos perceber de forma geral é que o próprio Estado está aprendendo a  trabalhar com essa proposta, digo isso porque depois de algum tempo de Ação Griô, Pontinhos de Cultura e Prêmio Culturas Populares, podemos dizer que temos um certo olhar sobre essa forma de fazer política cultural. 
O Estado está construindo agora uma percerpção, por exemplo, de entender que o Ponto de Cultura difere do padrão SEITEC, que é a metodologia e o trâmite burocrático dos projetos do FunCultural, portanto as necessidades e o andamento dos Pontos de Cultura tem uma dinâmica de funcionamento distinta, que deve ser entendida e respeitada.
Em suma, o encontro foi extremamente positivo, espero que haja outros dessa natureza, principalmente para os Pontos de Cultura não perderem de vista que o recurso acaba mas a ação continua, e que os projetos devem andar na direção da sustentabilidade, algo que a  Matakiterani e o Ponto de Cultura, Cultura Popular no Rumo de João Maria pretende de forma efetiva.  

Comente