Artistas catarinenses se reencontram para debater os caminhos do teatro em SC

Programação em Lages conta com apresentação de leituras dramáticas, lançamento da revista Caixa de Ponto e rodas de conversa.

O projeto Rosa dos Ventos encerra com o reencontro de artistas catarinenses de teatro durante três dias de evento em Lages, na Serra Catarinense. A partir desta sexta-feira (15), grupos de seis mesorregiões se concentram para discutir os caminhos desta área e fomentar a dramaturgia em Santa Catarina. Até o domingo (17), a programação contempla apresentação de leituras dramáticas, lançamento da revista Caixa de Ponto, rodas de conversa e assembleia para eleição da nova diretoria da Federação Catarinense de Teatro.

Nesta terceira edição, a primeira pós-pandemia, o evento Rosa dos Ventos 2024 promoveu a mobilização do teatro catarinense ao incentivar o reencontro e a integração criativa e formativa dos artistas entre si e com o público. No Oeste, Serra, Sul, região dos Vales e Grande Florianópolis houve rodas de conversa, curadorias e leituras em cena coletivas.
Agora, durante os três dias do evento em Lages, além da apresentação dos artistas da região serrana, os demais voltam a mostrar o material produzido em cada região e participam de conversas nas quais abordarão a conjuntura do teatro catarinense e a construção de um futuro melhor para os profissionais da área.

Haverá, ainda, homenagem ao poeta, crítico literário e teatral Marco Anselmo Vasques. Entre as inúmeras produções de Marco está o Caixa de Ponto – Jornal Brasileiro de Teatro, com importantes publicações que colaboram com a historiografia do teatro brasileiro da atualidade. O ator e diretor Max Reinert, integrante da Téspis Cia. de Teatro, também será homenageado no evento. Ambos faleceram em 2023.

“ A proposta desta edição do Rosa dos Ventos foi fomentar duas edições do jornal Caixa de Ponto, criado em 2015, por Marco Vasques e Rubens da Cunha, trata das artes cênicas brasileiras, além de oferecer uma oportunidade para fortalecer os laços entre os artistas de teatro de Santa Catarina, promovendo uma rede coletiva de apoio afetivo, poético, político e técnico”, explica Gilson Maximo, produtor da Associação Cultural Matakiterani, organizadora do evento. A programação completa está disponível no Instagram @matakiteranisc e @fecate.
O projeto Rosa dos Ventos – Reencontro do Teatro Catarinense é uma realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e que conta com o apoio da Federação Catarinense de Teatro (Fecate).

O que: Etapa final do Rosa dos Ventos – Reencontro do Teatro Catarinense
Quando: 15, 16 e 17 de novembro
Onde: Sede da Matakiterani, Avenida Papa João XXIII, 1352