Feira da Economia Popular e Solidária fortalece redes produtivas na Serra Catarinense

Evento finaliza  o projeto de fortalecimento da economia solidária da Serra Catarinense e aposta na articulação, formação e comercialização como pilares do desenvolvimento regional

Nesta semana será realizada a segunda edição da Feira Regional da Economia Solidária, uma ação estratégica de fortalecimento desse segmento na Serra Catarinense.  A atividade, tem apoio dos projetos 3º Festival da Rede de Sabedoria e Curto Circuito da Rede de Sabedoria, acontece na próxima sexta-feira (19 de dezembro de 2025), na Praça do Terminal, em Lages.

A feira integra o plano de trabalho do projeto Fortalecimento da economia solidária na Serra Catarinense. O evento reúne empreendimentos, organizações da sociedade civil e parceiros institucionais em um espaço de articulação, formação e comercialização, com foco na consolidação dessa política pública nos 18 municípios da região.

“A proposta vai além da exposição e venda de produtos. O evento provoca o fomento direto à economia solidária e o fortalecimento das organizações que já desenvolvem ações voltadas ao setor. A feira integra um escopo de atividades, que buscam articular iniciativas por meio do Fórum Regional de Economia Solidária da Região Serrana, estimulando parcerias e a criação de ambientes favoráveis à comercialização sustentável”, comenta a responsável pelo evento, Daniela Carneiro.

O público terá acesso à comercialização de produtos artesanais, gastronômicos e de produção agroecológica, oriundos de empreendimentos solidários e parceiros de diversos municípios da Serra Catarinense. A programação inclui uma apresentação do tradicional Boi de Mamão, da Associação Cultural Arreda Boi, de Florianópolis, além de uma roda de conversa sobre economia solidária.

O projeto Fortalecimento à Economia Solidária na Serra Catarinense é uma realização da Associação Cultural Matakiterani com apoio do Fórum Regional da Economia Solidária, Programa de Fomento à Economia Solidária e Secretaria de Estado de Indústria Comércio e Serviço (SICOS), do Governo de Santa Catarina.

Projeto apoiado pelo de Chamamento Público para Termo de Fomento nº 07/2022/SDE, do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (SICOS).

SERVIÇO
Feira da Economia Solidária – das 8h às 18h
Apresentação de Boi de Mamão (Associação Cultural Arreda Boi – Florianópolis) – às 10h30, com classificação etária livre
Roda de conversa sobre economia solidária – às 14 horas