Feiras ao ar livre e programação cultural encerram Festival da Rede de Sabedoria

Evento teve início em novembro e ocupou espaço públicos de Lages, com programação gratuita

O 3º Festival da Rede de Sabedoria chega ao fim no próximo final de semana, com a realização de duas feiras ao ar livre e intensa programação cultural. Em dois dias de evento, serão cinco atrações, gratuitas e abertas ao público, realizadas na Praça do Terminal, em Lages.

Na sexta-feira (19 de novembro de 2025), acontece a Feira da Economia Solidária da Serra Catarinense, com apresentação do  “Boi de Mamão”, da Associação Cultural Arreda Boi, de Florianópolis. À tarde haverá roda de conversa sobre economia solidária.

A Associação Cultural Arreda Boi é uma das referências de cultura popular de Florianópolis, ligada à projetos de diferentes áreas, como educação, teatro, música, artes plásticas e visuais, dança e produção audiovisual. A brincadeira do Boi de Mamão é uma manifestação cultural tradicional no litoral de Santa Catarina, e ganha a visão e a experiência da Arreda Boi em suas apresentações pelo estado. 

ÚLTIMO DIA | No  sábado (20), acontece uma Feira Cabocla, que contará com o espetáculo de teatro de bonecos “A Dança do Urubu e o Mimizinho Curandô”, da Cia Teatral Matakiterani e Grilo Brincante; música e verso com Bruno Antunes; e múltiplas exibições do documentário “A Luta da Erva”, da produtora Plural Filmes.

“A Dança do Urubu e o Mimizinho Curandô” é um espetáculo que faz a representação da vida de Miguel Antunes de Freitas, o Mestre Mimi. A trama inicia na infância quando ele era agregado e peleava para chegar na escola. O trabalho possui uma estética de teatro popular de bonecos tendo por referência o Teatro de Mamulengo. Os personagens foram construídos com serragem, matéria-prima abundante na região.

“A Luta da Erva” é um documentário sobre um ofício étnico, o extrativismo da erva mate realizado pela população cabocla no oeste de Santa Catarina. Expulsos de suas terras, os caboclos foram empurrados para áreas que não serviam aos propósitos dos colonos italianos, alemães e gaúchos descendentes de europeus, que atribuíram o espaço social ao qual eles deveriam pertencer: a colheita da erva, porque “eles só sabem fazer isso”.

“Unir duas feiras, da economia solidária e de produtos da agricultura familiar, mais as atrações culturais, ao Festival da Rede de Sabedoria, é fechar com chave de ouro um evento que reconhece os saberes do nosso povo, nas pessoas que mantêm vivas as tradições orais do Planalto Catarinense”, completa a produtora cultural Daniela Carneiro.

SOBRE O FESTIVAL | O evento celebra os saberes e fazeres de tradição oral do Planalto Catarinense, vinculadas à Rede de Sabedoria, uma articulação composta por detentores, praticantes e disseminadores de práticas da cultura cabocla do território, como os povos de terreiros, as devotas e os devotos de São João Maria e a Recomendação das Almas.

Criada em 2007 pela Associação Cultural Matakiterani, a Rede de Sabedoria é referência na promoção das práticas de tradição oral e no fortalecimento das mestras, dos mestres e dos coletivos que vivem e preservam esses saberes.

O 3º Festival da Rede de Sabedoria é executado pela Maximus Produção Cultural, com apoio da Associação Cultural Matakiterani, Sesc e Uniplac. Realização do Governo de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

SERVIÇO (a programação dos dois dias será na Praça do Terminal, em Lages)
PROGRAMAÇÃO DE SEXTA-FEIRA (19/12) 
– Feira da Economia Solidária – das 8h às 18h
Apresentação de Boi de Mamão (Associação Cultural Arreda Boi) – às 10h30, com classificação etária livre
Roda de conversa sobre economia solidária – às 14 horas

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO (20/12)
Feira Cabocla – das 8h às 18h
Espetáculo de teatro de bonecos “A Dança do Urubu e o Mimizinho Curandô” (Cia Teatral Matakiterani/Grilo Brincante) – às 10h30, com acessibilidade em Libras e classificação etária livre
Música e verso com Bruno Antunes – às 14 horas
Documentário “A Luta da Erva” (Plural Filmes) – Múltiplas exibições durante todo o dia | Duração: 1h20, com classificação etária livre