Os espetáculos “Joaninos”, “Encantados” e “A dança do Urubu e o Mimizinho Curandô” serão apresentados a partir desta sexta-feira (26), em Lages.
Referência cultural na Serra Catarinense há mais de duas décadas, com personagens marcantes como os carismáticos Grilo Seco e Testa de Lampião, a Matakiterani Cia Teatral mantém-se no cenário artístico estadual amparada no profissionalismo e dedicação de seus integrantes e na admiração e fidelidade do público. Assim, por mais uma temporada, volta aos palcos para levar conhecimento, emoção e alegria a quem tem o privilégio de estar na plateia.
Fundada em 2001, a Matakiterani tem atuação voltada à valorização da cultura popular e de tradição oral. Por meio de peças teatrais e contação de histórias, desenvolve trabalhos de mobilização cultural, educação e arte, gerando novos produtos culturais. A missão da Matakiterani representa também fonte de trabalho e renda aos artistas e difusão cultural entre a população, cujos saberes, fazeres e tradições, são as maiores fontes de inspiração das obras.
Assim, a partir desta sexta-feira, dia 26, a companhia realizará uma série de encenações com seus trabalhos mais recentes. Os espetáculos “Joaninos”, “Encantados” e “A dança do Urubu e o Mimizinho Curandô” serão apresentados em quatro momentos diferentes, todos em Lages e com entrada gratuita.
Trata-se de mais uma oportunidade para prestigiar artistas locais que, com muito esforço, levam a toda a região as lições de vida de um povo simples, da terra, aguerrido e cheio de histórias para contar. O projeto conta com o apoio Sesc, Irmandade Nossa Senhora das Graças, Uniplac e escolas municipais de educação básica Susana Albino França e Ondina Neves Bleyer, é patrocinado pelo edital Estadual Paulo Gustavo D+, recursos do Governo Federal, distribuídos pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
OS ESPETÁCULOS
JOANINOS
Doca e Firmino, supostamente, são artistas de circo. Ela é chamada de louca, ele carrega marcas de um problema nas pernas que tivera quando criança. Ambos dizem fugir do Circo do Seu Otávio com um objetivo em comum: encontrar São João Maria, o homem que pode resolver todos os seus problemas e encaminhá-los para viver melhor. Para conseguir encontrá-lo, viajam e ganham a vida pelos sertões afora como mambembes, apresentando-se como circenses. Porém, a busca pode revelar mais do que o desejo de encontrar.
ENCANTADOS
Nório é um homem que percorre o Sertão profundo. Seu espaço é um reduto onde ele vive no meio de muita gente, os vivos, os mortos e os Encantados. Nesse espaço, surgem, a partir de sua memória difusa, personagens místicas da Guerra Sertaneja do Contestado.
A DANÇA DO URUBU E O MIMIZINHO CURANDÔ
A dança do Urubu e o Mimizinho Curandô faz a representação de uma história da vida de Miguel Antunes de Freitas, o Mestre Mimi. A trama inicia na infância, quando ele era agregado e peleava para chegar na escola. O trabalho possui uma estética de teatro popular de bonecos, tendo por referência o Teatro de Mamulengo, sendo os personagens construídos com serragem, matéria-prima abundante na região.
SERVIÇO
Data: SEX 26 ABR
Horário: 15h
Local: Teatro de Bolso do Sesc
Espetáculo: Joaninos
Acessibilidade: Tradução em libras e áudiodescrição (caso necessário, entrar em contato com a produção)
Entrada: gratuita
Data: SEG 29 ABR
Horários: 10h e 14h30min
Local: Irmandade Nossa Senhora das Graças
Espetáculo: A dança do Urubu e o Mimizinho Curandô
Acessibilidade: Tradução em libras e áudiodescrição (caso necessário, entrar em contato com a produção)
Entrada: gratuita
Data: TER 30 ABR
Horário: 19h30min
Local: Teatro de Bolso do Sesc
Espetáculo: Encantados
Acessibilidade: Tradução em libras e áudiodescrição (caso necessário, entrar em contato com a produção)
Entrada: gratuita franca
CONTATOS COM A MATAKITERANI
Telefone e WhatsApp (49) 99805-6967 e/ou matakiterani@matakiterani.org