Evento acontece até 20 de dezembro, em Lages, com programação gratuita
O 3º Festival da Rede de Sabedoria inicia no próximo sábado, 29 de novembro de 2025, com a realização do Pixurum e exibição do filme “A Maravilha do Século”, no Centro Cultural Vidal Ramos (Colégio Rosa), a partir das 15 horas. A atividade marca o início da programação do festival, que é inteiramente gratuita e acontece até 20 de dezembro em diversos pontos da cidade, abordando as tradições do Planalto Serrano.
A tarde começa com a exibição do longa-metragem da produtora Plural Filmes, que tem 1h30 de duração e classificação etária livre. O filme fala sobre São João Maria, personagem que também será tema do Pixurum, logo após a sessão de cinema.
O Pixurum é um encontro de partilha de saberes e foi desenvolvido pela Associação Cultural Matakiterani em meados de 2019 e nesta edição será mediado pela articuladora comunitária Daniela Carneiro.
Trata-se de um círculo de cultura que aborda algum tema ligado à tradição oral – nesta edição o profeta São João Maria – pelo compartilhamento dos saberes das pessoas participantes, com auxílio de uma facilitadora comunitária. Após a conversa, os convidados, o público e a organização do evento se reúnem para um café com mistura colaborativo.
“Quem for participar pode levar a sua mistura para compartilhar na mesa, para que a gente possa fazer uma grande confraternização com todas e todos os envolvidos, depois da troca de ideias que acontece na roda de conversa. A gente compartilha saberes e tradições locais, e também uma refeição preparada por cada pessoa presente”, comenta a produtora do festival, Morgana Oliveira.
SOBRE O FILME | “Maravilha do Século” conta a história do italiano Giovanni Maria de Agostini, que no sul do Brasil é uma das personagens conhecidas como profeta, monge ou São João Maria. Ele saiu da Europa no século 19 para cruzar o continente americano, pregando mensagens sobre espiritualidade, respeito ao meio ambiente e luta pela terra. Por muitos lugares por onde passou, São João Maria deixou uma tradição de fé que resiste até os dias de hoje.
SOBRE O FESTIVAL | O evento celebra os saberes e fazeres de tradição oral do Planalto Catarinense, vinculadas à Rede de Sabedoria, uma articulação composta por detentores, praticantes e disseminadores de práticas da cultura cabocla do território, como os povos de terreiros, as devotas e os devotos de São João Maria e a Recomendação das Almas.
Criada em 2007 pela Associação Cultural Matakiterani, a Rede de Sabedoria é referência na promoção das práticas de tradição oral e no fortalecimento das mestras, dos mestres e dos coletivos que vivem e preservam esses saberes.
O 3º Festival da Rede de Sabedoria é executado pela Maximus Produção Cultural, com apoio da Associação Cultural Matakiterani, Sesc e Uniplac. Realização do Governo de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
SERVIÇO
3º Festival da Rede de Sabedoria
O quê? Abertura do festival com exibição do filme “A Maravilha do Século”, seguida do Pixurum (roda de conversa sobre práticas de tradição oral)
Quando? 29 de novembro, às 15 horas
Onde? Centro Cultural Vidal Ramos (Colégio Rosa)


